Ministro da Saúde discute ações em educação e tecnologia.

0

Educação continuada dos profissionais de saúde, manter a mobilização contra o Aedes nas escolas e o aprimoramento das PDP foram alguns dos temas tratados neste sábado

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, deu início, na manhã deste sábado (14), em Brasília, às discussões sobre as prioridades de ação do seu mandato, anunciadas  ontem durante coletiva de imprensa. Entre os temas abordados no dia destacam-se as medidas voltadas à educação, como a qualificação permanente dos profissionais de saúde e a abertura de cursos de Medicina, e à tecnologia, com destaque para o aprimoramento das parcerias entre empresas públicas e privadas para produção de medicamentos e do processo de inclusão de novas tecnologias no SUS.

“O Ministério da Saúde vai buscar intensificar as parcerias com as demais pastas com o objetivo de otimizar os serviços de saúde prestados à população brasileira. Para isso, vamos aperfeiçoar os sistemas de informação do SUS de forma que seja integrado em todo o território nacional, garantir a manutenção e a ampliação da mobilização de combate ao Aedes aegypti, a qualificação continuada dos profissionais e fortalecer o Complexo Industrial da Saúde”, destaca o ministro Ricardo Barros.

A primeira agenda de hoje foi no gabinete do ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, onde o ministro da Saúde juntamente com o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, discutiram o aperfeiçoamento dos módulos de educação continuada voltada aos profissionais de saúde, por meio das plataformas da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), abertura de novos cursos  de Medicina no Brasil, além das demais parcerias entre os dois ministérios.

Acesse as prioridades de ação do ministro da Saúde

Também com o objetivo de manter a interface entre Saúde e Educação, durante a reunião foi consenso entre as duas pastas a necessidade de manter presente durante todo o ano a mobilização para o combate ao Aedes aegypti nas escolas públicas do Brasil, por meio de debates entre os alunos dos níveis médio e superior.

Já de volta ao Ministério da Saúde, o ministro Ricardo Barros recebeu o ministro das Comunicações,  Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. A pauta foi acelerar, no âmbito da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS), as discussões para otimizar as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs), visando a transferência de tecnologias para economizar na compra de novos medicamentos.

Outro assunto tratado foi linhas de financiamento para pesquisas em desenvolvimento para combate ao Aedes egypit e suas consequências.

Na área de Comunicação, o tema discutido foi a melhoria da conectividade em banda larga para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliando a comunicação e informações em saúde.

PRÓXIMAS AGENDAS – Domingo (15/05), o ministro da Saúde visitará o Hospital Municipal de Maringá, no Paraná, e se reunirá com secretários de Saúde, prefeitos e prestadores de serviço do SUS. Em seguida, Ricardo Barros seguirá para a capital Curitiba, onde juntamente com a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, fará visita ao Hospital Pequeno Príncipe.

Já na segunda-feira (16), o ministro da Saúde visita a faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e se reunirá com o Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.

Agência Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome