Dia dos Garis: trabalhadores da limpeza são homenageados na Câmara de Vereadores de Juazeiro

0
11111
Foto: Joselito Tavares

Uma plenária realizada na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta segunda-feira (16) homenageou os trabalhadores da limpeza de Juazeiro pelo Dia do Gari, celebrado nesta data. A mesa foi presidida pelo vereador Taino Félix (PT) que solicitou a plenária a pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza do Estado da Bahia – Sindlimp.

Para compor a mesa representantes do poder público e entidades sindicais: Francisco Oliveira, vice-prefeito de Juazeiro; Elielson Figueiredo, diretor regional do Sindlimp; Gilberto Santana – representante dos trabalhadores de sindicatos, Cedro Silva – Central Única dos Trabalhadores – CUT Bahia, Janilson dos Santos e Eunice Santana, representantes dos garis. Ainda participaram da plenária o vereador José Carlos Medeiros (PSDB), Agnaldo Meira (PCdoB) e Pedro Alcântara Filho (PR).

Entre as reivindicações da categoria respeito ao trabalhador, fim do preconceito e discriminação e valorização salarial, “Devemos ter orgulho de nossas origens, do nosso trabalho porque o que fazemos é deixar a cidade limpa, entregar uma cidade digna”, afirmou Janilson. Para a gari Eunice, é fundamental o respeito da população, “Eles acham que somos sujos, ao contrário, nós que mantemos as ruas limpas”, reforçou.

1 (1)

O vice-prefeito Francisco Oliveira falou da importância dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores. “São os legítimos representantes dos trabalhadores, são os legítimos defensores contra a falta de estrutura, os salários baixos e muitas vezes o preconceito”, avaliou.

O Sindicato presentou a plateia com uma apresentação do Grupo P1 Rappers, grupo de rap que destacou a luta da mulher especialmente negra na conjuntura familiar e no mercado de trabalho.  O vereador Tiano Félix encerrou a plenária enfatizando a importância do profissional, “A profissão surgiu para limpar as ruas de sujeiras naturais, as pessoas precisam entender que a sujeira produzida pelo homem é responsabilidade de cada cidadão. Os Garis são os responsáveis por uma cidade limpa, saúde e precisam ser valorizados. Esse homens e mulheres tem rosto, nome”, finalizou.

As homenagens foram encerradas com um sorteio de brindes entre os Garis e membros do Sindlimp.

ASCOM – Câmara de vereadores de Juazeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome