Brinque o São João, mas não brinque com fogo. Veja essas dicas do Corpo de Bombeiros da Bahia:

0

fogos

Esse período junino tem gosto de milho verde, tem forró, arrasta- pé, fogos e fogueiras e também o risco de queimaduras. Todo cuidado é pouco na hora de manusear os fogos de artifício. As maiores vítimas das queimaduras são crianças desacompanhadas dos pais e pessoas alcoolizadas. Outro perigo está na cozinha, quando as pessoas acabam vítimas de panelas quentes.

Um dos grandes problemas do período junino é a imprudência dos pais, que dão fogos as crianças e não ficam por perto na hora de soltá-los.

Até um traque de massa pode oferecer perigo, se não manuseado corretamente. As fogueiras também representam um grande perigo para adultos e crianças mais afoitos. Elas devem ser apagadas ao fim da noite, já que é comum o registro de acidentes no pós festa, quando as crianças brincam em volta dela e acabam se queimando.

Aproveitar a festa com responsabilidade é o ideal para evitar acidentes, mas é bom saber como agir em caso de queimaduras. Veja essas dicas do Corpo de Bombeiros da Bahia:

As Queimaduras possuem 3 tipos diferentes: as de *Primeiro*, as de *Segundo* e as de *Terceiro Grau*.

*As de Primeiro grau*, são aquelas que atingem a primeira camada da pele, deixando apenas um tom avermelhado e podem ser facilmente tratadas em casa.

*As de Segundo grau*, atingem a derme e a epiderme. A pele fica avermelhada, com manchas e já aparecem a formação de bolhas causando dor e inchaço.

*As de Terceiro grau*, atingem todas as camadas da pele inclusive os ossos, geralmente não causam nenhuma dor, e a pele fica preta devido à carbonização dos tecidos.

*Tratamento:*

*1 passo* – coloque o local afetado debaixo da água fria (nos casos das crianças assustadas, a depender do local queimado, coloque-a no chuveiro com roupa e tudo).

*2 passo* – avalie rapidamente o grau da queimadura.

*3 passo* – aplique um curativo no local afetado (não use esparadrapo, pois a cola na hora da retirada pode arrancar pedaços da pele)

*4 passo* – não esquecer de sempre procurar os cuidados médicos.

O que *NÃO FAZER*:

– *NÃO PASSAR* gelo, ovo, oleo de cozinha;
– *NÃO PASSAR* pasta de dente ou nenhum outro creme;
– *NÃO PASSAR* pó de café (pode prejudicar ainda mais )
– *NÃO RETIRAR* as roupas grudadas no corpo ( pois pode haver desprendimento da pele )
– *NÃO ESTOURAR* as bolhas (pois se estourar estará sujeito a infecções).

Mantenha a atenção 100% em seu filho, agora que você já conhece algumas das instruções básicas de como proceder, é só curtir…..

Bom São João a todos!!

CORPO DE BOMBEIROS DA BAHIA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome