Sobradinho: Secretaria de Educação inicia formação continuada em Libras e certifica alunos de 2017

0

A Secretaria de Educação de Sobradinho iniciou na última terça- feira (29) a formação continuada em Libras – Língua Brasileira de Sinais, para profissionais da educação e servidores municipais, com o objetivo de promover a inclusão social e, no campo da educação, fortalecer o aprendizado dos estudantes com deficiência auditiva na rede municipal de ensino.

A gerente de educação especial Naíze Oliveira falou da importância e do funcionamento do curso de formação continuada em Libras.

“Foram disponibilizadas vagas para as secretarias municipais e escolas do município. Estamos contando com 40 alunos e ainda existem 10 vagas, o curso será ministrado as quintas e sextas, no turno da noite, no auditório da Creche Paulo Pacheco, pela professora Laudicéia Torres que tem formação em Libras. Desde o ano passado, a professora tem dado esta contribuição ao município de Sobradinho, a convite do Prefeito Luiz Vicente Berti ”, afirmou Naíze.

Andreia Cristina, uma das alunas da formação continuada em Libras, ressaltou a necessidade do aprendizado para atuar no mundo de forma inclusiva.

“É muito válido poder participar do curso. Estamos em um mundo de inclusão e necessitamos conhecer a Língua Brasileira de Sinais. A oportunidade que a Secretaria de Educação nos oferece é muito importante e necessária e eu agradeço muito por poder adquirir este conhecimento. Eu trabalho como secretária em uma escola do município, tenho muito contato com o público e preciso me comunicar com os surdos. Vai facilitar  minha interação com eles. Iniciei ano passado e darei continuidade a minha formação,” destacou Andreia.

A Secretária de Educação, Ducilene Kestering, enfatizou a importância do curso para uma comunicação plena e inclusiva.

“ Aprender Libras é mais que necessário, principalmente para os profissionais da educação, que lindam com um público diverso, plural. Assim poderemos estabelecer uma comunicação com todas as pessoas e ouvir suas necessidades e interesses. Não investimos apenas em uma melhor estrutura para os alunos, em uma merenda e transporte de qualidade e políticas públicas de benefício para nossos estudantes, estamos com diversas formações continuadas para professores e profissionais da educação, em curso, como forma de prestar uma educação cada vez mais de qualidade social”, disse a secretária.

Dulcilene também informou que a formação em Libras para este ano de 2018 foi reaberta e aconteceu a certificação dos cursistas que iniciaram a formação no ano passado.

” Nesta edição de 2018, daremos continuidade ao aprendizado, aprofundando o conteúdo. No sistema municipal de ensino, temos mais de sete alunos surdos e precisamos trabalhar com as famílias desses estudantes, garantindo a inclusão deles em nossa rede de ensino. Queremos que não somente o professor em sala de aula conheça Libras, mas a merendeira, o porteiro e todos os profissionais envolvidos em educação.

Ascom/PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome