Ministro Edson Duarte assina decretos que criam áreas de proteção ambiental, contemplando Juazeiro e Curaçá

0

O Presidente Michel Temer e o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinaram, nesta terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em evento no Palácio do Planalto, decretos que criam três unidades de conservação (UCs) federais, dentre elas a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul, localizada nos municípios de Curaçá e Juazeiro, na Bahia.

O RVS da Ararinha Azul terá 29,2 mil hectares e a APA, 90,6 mil hectares e vão compor um mosaico de UCs para conciliar a conservação de remanescentes de caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, com o Programa de Reintrodução da Ararinha-Azul na Natureza, que prevê a soltura dos primeiros exemplares nos próximos dois anos.

A área na qual serão instaladas as duas unidades de conservação é o local ideal para a reintrodução da espécie e corresponde ao habitat utilizado pelo último indivíduo de ararinha-azul monitorado entre os anos de 1991 e 2000.

O RVS será circundado pela APA, que ocupará a quase totalidade da bacia hidrográfica dos rios Melancia e Barra Grande, afluentes do rio Curaçá, funcionando como uma zona de amortecimento do refúgio.

As unidades foram concebidas dentro de um modelo que busca criar melhores condições de vida para a população local e a ideia é envolver os moradores na implementação das UCs, tornando-os parceiros na proteção do habitat da ararinha-azul.

Nesse sentido, as unidades deverão estimular atividades que gerem emprego e renda para a comunidade por meio de projetos de conservação e pesquisa, como o Museu da Ararinha, o Centro Temático da Caatinga, o Projeto Piloto de Recuperação da Várzea do Rio Curaçá e o Viveiro de Mudas da Ararinha-azul. Tudo isso cria um ambiente favorável à reintrodução da espécie.

“A criação das unidades é marcante nesse dia em que se celebra o meio ambiente. É uma luta e um sonho de muitos anos que conseguimos realizar, dando um importante passo para a consolidação do Sistema de Unidades de Conservação no Brasil”, disse o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome