“Isso não está certo”: diz filha de paciente que há mais de dois meses aguarda medicamento para tratar doença grave; veja a resposta da Secretaria de Saúde da Bahia

1

(foto: arquivo pessoal)

No último dia 7 de junho o site Preto no Branco veiculou uma matéria mostrando o drama vivido pela família de Ismailde Brandão Melo, Juazeirense de 69 anos que há mais de dois meses aguarda o envio de um medicamento pela Secretaria de Saúde do estado da Bahia. Diagnosticada em janeiro deste ano com Síndrome Mielodisplásica, ou Mielodisplasia, uma doença que interrompe a produção de células sanguíneas, a paciente está com seu estado de saúde prejudicado pela falta do medicamento.

O Vidaza (Azacitidina), um agente que provoca a hipometilação das células doentes da medula óssea, ajudando a medula óssea do paciente melhorar sua função, custa em média, R$ 1850, segundo Danuza Brandão, filha de Ismailde. A paciente precisa tomar 7 ampolas por mês, com intervalo de 28 dias, durante o período de 6 meses.

Sem condições de arcar com os custos, a família acionou a Defensoria Pública da União em março solicitando que o governo do estado da Bahia disponibilize, gratuitamente, o medicamento à paciente. O pedido foi aceito no dia 22 de março pela Juíza Federal Andréa Márcia Vieira que determinou “ao Estado da Bahia, por meio da sua Secretaria de Saúde que providencie, no prazo de 5 (cinco) dias, com utilização de recursos próprios, o medicamento AZACITIDINA – 75mg, pelo período inicial de 06 meses, ou até a regressão da doença, na quantidade necessária à utilização pela parte autora, o que, pelo receituário e relatório médico, corresponde à posologia de uma unidade a cada 28 dias, a ser entregue no Hospital Regional de Juazeiro”. O descumprimento da determinação resulta em multa diária arbitrada em R$ 100,00.

Entretanto, mais de dois meses se passaram e o medicamento não foi entregue, e o estado de saúde de Dona Ismailde vem se agravando cada vez mais. Desde 14 de maio a paciente está internada no Hospital Regional de Juazeiro. Em um novo diagnóstico, foi detectado que a paciente está com Leucemia Aguda, um tipo de câncer do sangue e da medula óssea. A paciente agora está fazendo quimioterapia, e seu estado de saúde está ainda mais delicado.

Leia a matéria na íntegra

Resposta

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) se manifestou sobre a denúncia veiculada no PNB afirmando que “O processo da solicitação do medicamento Azacitidina para a paciente Ismailde Brandão Melo está encaminhado, aguardando que o fornecedor apresente os documentos necessários para que a negociação seja finalizada”. A SESAB disse não informou quando o medicamento deve chegar nas mãos da família de Ismailde.

Insatisfeita com a resposta da Secretaria, a filha de Ismailde promete mobilizar os meios de comunicação da região para denunciar o descaso com a situação da paciente. “Não dá para esperar mais por esse descaso. Eles vão enviar a medicação quando? Quando ela morrer? Isso não está certo. Eles não podem agir assim. Pra mim isso é só mais uma desculpa deles. Não vou me calar. Vou procurar todos os meios de comunicação possíveis para mostrar o que o estado faz com os pacientes”, disse Danuza Brandão.

Da Redação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome