Festival Varilux exibe produções do cinema francês nesta quarta-feira (20) no Sesc de Petrolina

0

Cena do filme Diane a les épaules (foto: reprodução/internet)

Dando continuidade ao Festival Varilux de Cinema Francês, o Sesc de Petrolina exibe nesta quarta-feira (20) mais quatro filmes, entre longa e curtas-metragens, no CineTeatro Dona Amélia. A programação é gratuita.

Abordando a temática “identidade”, a programação terá início às 15h com a exibição dos curtas “Le Bleu blanc rouge de mes cheveux”, de Josza Anjembe; “Les Bigorneaux” , de Alice Vial e “Kapitalistis”, de Pablo Muñoz Gomez. A classificação é de 14 anos.

Já às 19h será exibido o longa “Diane A Les Épaules” (O Poder de Diane), do diretor Fabien Gorgeart, com classificação de 16 anos.

Escolas interessadas podem ligar para o Sesc e agendar participação de turmas nas sessões, através do telefone (87) 3866-7454.

De acordo com os organizadores o Varilux, no ano passado o festival conquistou o ranking de maior festival francês do mundo e levou 180 mil pessoas aos cinemas apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. A programação deve percorrer mais de de 60 cidades brasileiras.

Programação

De 15h às 16h30 – Mostra de curtas

Le Bleu Blanc Rouge de Mes Cheveux
– De Josza Anjembe / Ficção / 21’38’’
– Com Grace Seri, Augustin Ruhabura, Mata Gabin
– Com 17 anos de idade, Seyna, uma adolescente de origem camaronesa, se encanta pela história da França, país que a viu nascer e pelo qual ela é profundamente apaixonada. Com seu diploma de conclusão do ensino médio no bolso e sua maioridade chegando, Seyna só quer uma coisa: adquirir a nacionalidade francesa. Mas seu pai, Amidou, se opõe violentamente.

Les Bigorneaux
– De Alice Vial / Ficção / 24’12’’
– Com Tiphaine Daviot, Philippe Rebbot, Rebecca Finet
– Zoé, trinta anos de idade, trabalha com seu pai, Guy, no bar Les Bigorneaux, em Brignogan-Plages. Garçonete, bartender, patroa, Zoé não se cansa de cuidar de tudo. Dá apoio a Guy, desde a morte prematura de sua mãe. Em uma manhã, a jovem começa a sentir vertigens e náuseas que alteram seu cotidiano. Ela teme estar grávida, mas sua ginecologista lhe diz que é de outro mal que ela sofre.

Kapitalistis
– De Pablo Muñoz Gomez / Ficção / 14’03’’
– Com Georges Siatidis, Nikolaos Sachas, Wim Willaert, Anne Paulicevich
– “Papai Noel é um capitalista. Ele leva brinquedos para as crianças ricas e casacos para as crianças pobres”. Nikos, cinco anos.

19h – exibição de longa

O Poder de Diane / Títudo original: Diane a Les Épaules
– Direção: Fabien Gorgeart
– Com Clotilde Hesme, Fabrizio Rongione, Thomas Suire
– Sem hesitação, Diane aceitou carregar o filho de Thomas e Jacques, seus melhores amigos. É nessas circunstâncias, não muito ideais, que ela se apaixona por Fabrizio.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome