Petrolina: beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos aos prazos para atualização dos dados

0

(foto: reprodução/internet)

Os beneficiários do Bolsa Família em Petrolina devem ficar atentos ao prazo para atualização dos dados cadastrais do programa, que deve ser realizada sempre que mudar algo na realidade da família, como nascimento, óbito, chegada ou saída de algum integrante na família, como também toda modificação de renda, escola e série escolar, endereço, telefone.

Este procedimento tem o objetivo de reavaliar a realidade da casa no Cadastro Único (CadÚnico) e consequentemente, no Programa Bolsa Família, tarifa Social de energia e todos os outros que tem o CadÚnico como porta de entrada. Caso não haja mudança, o tempo limite para o NIS permanecer ativo é de 2 anos.

Para os beneficiários que omitem informações e não atualizam mudanças, principalmente de renda, o Governo Federal realiza verificações de dados registrados no CadÚnico, por meio da comparação da base nacional com informações contidas em outros registros administrativos.

A prefeitura municipal informa ainda que para quem tem criança em idade escolar, essa renovação de dados é ainda mais importante, pois outro fator que também pode ocasionar no bloqueio dos benefícios, são as crianças matriculadas na rede de ensino Municipal, Estadual ou Particular, que recebem o Bolsa Família e ficou pendente a atualização da escola e série atual da criança (0 a 17 anos). Também existem casos de famílias que migram de outras cidades para Petrolina e não transferem o benefício e o campo de escolaridade.

O processo de Averiguação Cadastral abrange todas as famílias do Cadastro Único que possuem alguma inconsistência cadastral, independentemente de receberem benefícios de programas sociais ou não.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome