Novo sistema de Gerenciamentos de Leitos e de Internação de Urgência é implantado na sede de Juazeiro

0

(foto: divulgação)

()Com objetivo de melhorar a qualidade das regulações e da avaliação dos médicos reguladores, frente às solicitações de transferências de pacientes para internamentos, foi implantado um novo sistema de Informação de Gerenciamento de leitos e de Internação de urgência – SUREM, que começou a funcionar esta semana no município. O programa foi desenvolvido pelo governo da Bahia, também foi aprovado e aceito pelo governo do estado de Pernambuco.

O novo sistema de Informação de Gerenciamento de Leitos e de Internação de Urgência vai poder realizar a busca para regulação de transferência de pacientes tanto na central regional, nos hospitais de Juazeiro e Petrolina como também em hospitais de Salvador e Recife. Além disso, os representantes das centrais vão poder gerar relatórios mensais ou diários para saber qual o município que está pedindo mais solicitações de regulações, o que cada município solicita mais, tempo de espera, e também ter o controle de execução dos pedidos das centrais, entre outras demandas.

Segundo o coordenador da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), José Denes Rufino, os representantes dos 53 municípios que são assistidos pela CRIL, já vinham sendo treinados há algum tempo visando à implantação do SUREM. “Pela avaliação da nossa equipe técnica vai melhorar a qualidade das regulações e da avaliação dos nossos médicos reguladores, frente às solicitações de transferências de pacientes para internamentos”, ressalta Denes.

Na Bahia existem as centrais de regulações Sul, Sudoeste (regula cidades do Sudoeste/Oeste) e a que fica em Salvador, além da CRIL que é interestadual e atende o sistema de regulamento de leitos e internações de alguns municípios do Norte da Bahia e Pernambuco. “O novo sistema vai possibilitar que os três complexos de regulação consigam visualizar como está o panorama de informações dentro da central interestadual e disponibilizar vagas”, explica Rita de Cássia Santos, diretora da Central de Regulação Leitos do Estado da BA.

Para a Secretária de Saúde do município, Fabíola Ribeiro, o sistema de Informação de Gerenciamento de Leitos e de Internação de Urgência (SUREM) vai aprimorar os processos de regulação. “Pela amplitude do SUREM, o processo de regulação não vai ficar mais limitado aos serviços ofertados apenas em Juazeiro e cidades circunvizinhas. Tem agora essa possibilidade de estar ampliando o serviço de especialidade para as capitais, Recife e Salvador”, frisa Fabíola Ribeiro.

Ascom/Sesau

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome