Ministro Barroso autoriza PF cruzar informações de inquéritos que investigam Temer

0

Nesta terça-feira (21), o ministro Luís Roberto Barroso autorizou a Polícia Federal a cruzar informações de duas apurações em andamento na Corte que investigam Michel Temer.

Segundo o G1, o relator do inquérito apura se Temer favoreceu empresas portuárias em troca de propina, o chamado inquérito dos portos.

Barroso atendeu pedido do delegado da PF responsável pelo inquérito aberto a partir das delações da Odebrecht, que investiga repasses de R$ 10 milhões ao MDB, para compartilhamento das informações.

Após isso, os depoimentos, indícios e documentos sobre o caso dos portos também poderão ser avaliados na investigação sobre os repasses da Odebrecht.

“Como se sabe, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal admite que elementos informativos de investigação criminal ou provas colhidas no bojo de instrução penal, ainda que sigilosos, possam ser compartilhados para fins de instruir outro processo criminal”, decidiu o ministro, citando que o entendimento consolidado do STF permite que provas coletadas numa investigação sejam utilizadas em outro inquérito.

Já foram autorizadas até o momento três prorrogações, mas o prazo para a PF concluir as investigações no caso dos portos termina no começo de setembro.

O inquérito foi aberto no ano passado a partir de depoimentos em delação premiada de executivos do grupo J&F e apura se um decreto editado por Temer tinha como objetivo beneficiar empresas que atuam no porto de Santos (SP), o maior do país. O presidente nega que o decreto tivesse essa finalidade.

O inquérito sobre repasses da Odebrecht deve ser concluído até o começo de outubro.

O caso se refere a um jantar no Palácio do Jaburu em maio de 2014, em que se teria acertado o repasse ilícito de R$ 10 milhões ao MDB. De acordo os delatores da Odebrecht, teriam participado da reunião Eliseu Padilha, o então presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht, o ex-executivo Cláudio Melo Filho, e o então vice-presidente Michel Temer.

De acordo com o depoimento de Cláudio Melo Filho ao Ministério Público Federal (MPF), no encontro, Temer pediu “direta e pessoalmente” a Marcelo Odebrecht apoio financeiro para as campanhas do MDB em 2014. Todos negam as suspeitas.

Da Redação com informações G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome