NAENDA comemora 15 anos de arte e educação em Juazeiro com festa aberta à sociedade

0

Durante a semana de 20 a 25 de agosto de 2018 o Núcleo de Arte-Educação Nego D’água (NAENDA), vem desenvolvendo programação no bairro do Kidé, em Juazeiro, em comemoração ao seu décimo quinto aniversário de fundação, com intervenções artísticas, culturais, educacionais e de muita festa para seu público e convidados da comunidade em geral.

O NAENDA é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 15 de agosto de 2003 e teve sua origem a partir de um grande movimento de arte educação que aconteceu na cidade de Juazeiro, em 2001, envolvendo a parceria de cinco ONGs: CRIA, OAF, Bagunçaço, Casa das Filarmônicas e Circo Picolino,;com a participação de mais de mil crianças e adolescentes. Dentre os vários frutos desse movimento houve a formação de mais de 30 arte-educadores. Com a finalização da programação planejada os participantes, assim como as instituições, eram unânimes na compreensão de que a partir daquela experiência deveria ser dada continuidade ao propósito alcançado em relação à arte-educação e que algo deveria acontecer de novo na região a esse respeito. Então se juntaram, artistas, pesquisadores, professores, estudantes, historiadores, jornalistas e advogados e foi feita uma grande mobilização que culminou com a consolidação do NAENDA.

Todas as pessoas que participaram desse processo, direta e indiretamente, hoje constituem o NAENDA. São todos e todas, mulheres, homens, negros, brancos, índios, ribeirinhos, brasileiros, nordestinos do Semiárido; mas, acima de tudo, pessoas que acreditam e contribuem para a construção de uma sociedade pautada na equidade social e identitária.

De acordo com Adegivaldo Mota, Coordenador do Projeto Casa da Cultura Jordélio de Souza,  “um dos pontos importantes para as crianças e adolescentes atendidas pela  instituição nessa programação são as intervenções pedagógicas nas Oficinas de ArteEducação, onde os mesmos, dentro das oficinas que já participam, estão recebendo atividades extras que enriquecem muito as oficinas.”

“Nesse mês de agosto, que chamamos de Agosto da Igualdade, está sendo um momento de encontro e celebração dos Naendeiros e Naendeiras, parceiros e parceiras e, logicamente, dos amigos e amigas”, finalizou Adegivaldo.

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DO NAENDA:

PERÍODO: de 20 a 25 de agosto de 2018

LOCAL: CASA DA CULTURA  JORDÉLIO SOUZA. Rua das Algarobas, Kidé, Juazeiro-Ba.

PROGRAMAÇÃO:

Agosto de 2018 – Revolta dos Búzios – Agosto da Igualdade.

De 21 a 25/08 – Intervenção Pedagógica nas Oficinas de ArteEducação – Revolta dos Búzios / Agosto da Igualdade

Dia 23/08 – Cine Nego D’água na Escola Leopoldina Leal (manhã e tarde).

Dia 24/08 – Festas das crianças e adolescentes, com a participação dos pais.

Dia 25/08 – Festa de confraternização dos 15 anos (MISTURARTE), aberta à comunidade juazeirense:

18:00 h – Abertura, com a Coordenação.

18:30 h – Apresentação dos Projetos aprovados (Usina Cultural).

19:00 h – Momento de congratulações pelos 15 anos do NAENDA.

19:15 h – Atrações Culturais: Revolução Letal, Tamboriadores, 3 Da Matina, Maércio José, P1 Rappers e DJ Werson.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome