Espetáculo “Sarapopéia” será apresentado em escolas rurais de Juazeiro-BA

Nos dias 10 e 11 de setembro o projeto “Sarapopéia em circulação”, aprovado no edital do Programa Usina Cultural, da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Secult) do Município de Juazeiro-BA estará sendo realizado.
O projeto consiste na circulação do espetáculo Sarapopéia por 4 escolas públicas da zona rural  do município e tem por intuito acessibilizar a alunxs, professorxs e demais integrantes das escolas, o contato com as linguagens do teatro e da literatura. O projeto também prevê a distribuição de exemplares do livro Sarapopéias Vice-Versa, para compor o acervo das escolas.
O espetáculo é um trabalho da Trup Errante e do Coletivo Passarinho, que estreou em 2012 e está há mais de cinco anos em cartaz, tendo em seu currículo mais de cinquenta apresentações realizadas entre Juazeiro-BA, Petrolina-PE e região.
Sarapopéia é um sarau de poesias, ritual, brincadeira-poética, composto por  uma coletânea de poemas, onde os atores Ádila Madança (Girassol-Gema) e Rafael Moraes (Gema-Girassol) vão recitando, jogando, musicando e brincando com as palavras que ganham vida, viram imagem, ganham asas e se aninham no peito da gente feito passarinho.
Os grupos partiram de uma pesquisa na literatura infantil para adentrar ao mundo da criança. São “belezuras” de palavras, vindas de: Sylvia Orthof, Manuel de Barros, Ruth Rocha, Luciano Pontes e muitos outros autores e autoras.
Assim como passarinhos, as palavras Sarapopéicas também voaram e apareceram no livro “Sarapopéias vice-versa” de Thom Galiano, que também é diretor do espetáculo. O livro foi lançado no dia 22 de março deste ano, com poesias escritas especialmente para o espetáculo. No livro, além dos poemas, é possível encontrar também relatos dos atores, fotos e ilustrações de artistas da região.
A distribuição dos livros nas escolas promove o incentivo a leitura, e gera a possibilidade de contuidade do espetáculo dentro da escola de outra forma (mais documental), além de incentivar os profissionais da educação a incluírem em seu cronograma de atividades momentos lúdicos com as crianças, através deste material.
As palavras faladas e escritas do Sarapopéia estarão em Circulação pelo interior de Juazeiro nas comunidades do Junco, Lagoa da Pedra e Jatobá. As Escolas Municipais contempladas com esse projeto são: Paulo Freire, Acampamento Abril Vermelho, Américo Tanury e Jatobá.
Sarapopéia
Classificação: Livre
Direção: Thom Galiano
Elenco: Ádila Madança e Rafael Moraes
Proposta Pedagógica: Edneide Torres
Quando: 10 e 11 de setembro de 2018
Locais:  Escola Municipal Paulo Freire (10/09, 10h)
Escola Municipal Acampamento Abril Vermelho (10/09, 15h)
Escola Municipal Américo Tanury(11/09, 10h)
Escola Municipal Jatobá (11/09, 15h)
Realização: Coletivo Passarinho & Trup Errante
Ascom

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.