“A grande tarefa”, por Ivania Freitas

4

Como disse em uma fala anterior, não importa o resultado das eleições, nós já perdemos e muito!

O bom amigo, Professor Mauricio Vidal, me lembrava da missão que se estende à nossa frente e eu o agradeço por sua sensibilidade, por não me deixar esquecer do porquê das nossas lutas.

Nestes tempos de intempéries, se lança a oportunidade de vivenciarmos, de forma exigente e desafiadora, os princípios que divulgamos toda uma vida, sobretudo, nesse momento de uma história que parece insistir se repetir.

É quando nosso coração está na corda bamba e a barbárie nos choca a alma, que somos convocados a exercitar o amor, alimentar a esperança, a bondade e a coragem.

Temos a missão de resgatar nossa humanidade!

E para isso, vamos juntar um batalhão de homens e mulheres. Todos e todas que se dispuserem a compor a resistência dos que não se acorvadaram na luta pelos nossos filhos, pelos jovens ( seu presente-futuro); pelos excluídos, humilhados e violentados seja pela pobreza econômica, política, intelectual e ou cultural .

Nessa luta que estamos sendo convocados, as armas serão:
A Pedagogia do Oprimido, para nos ensinar a ver quem somos e que lugar ocupamos;

Os círculos de cultura nos farão um coletivo fortalecido por sabermos que não estamos sós e sim, juntos nas lutas.

As escolas de formação política nos ajudarão a ver o mundo na sua contradição e dialética;

E, vamos retomar os estudo dos clássicos, as sociedades literárias, os clubes de leitura, para aprendermos a analisar a realidade à luz da história e assim, banir para longe, a ignorância que nos empurra em alta velocidade, para um abismo assombroso e sem fim.

As artes serão nosso escudo. Contra as lágrimas, teremos o antídoto do riso.
Do Teatro do Oprimido, nascerão as novas lideranças e outras mentalidades sensíveis serão formadas.

Resistiremos, todos e todas, de forma inteligente e humanista, com toda ternura que temos no peito, com toda ousadia que carregamos na alma.

Resistir para existir.
Essa é a nossa tarefa para daqui em diante.

Com esperança, coragem e afeto,

Profa. Ivania Freitas
Senhor do Bonfim, outubro de 2018.

4 COMENTÁRIOS

  1. Resistiremos, assim como sempre tivemos a capacidade de resistir mais uma vez resistiremos. Resisto hoje buscando me compreender e me fortalecer para poder contribuir para o fortalecimento dos meus pares, e que assim sigamos e que consigamos construir uma conexão forte entre os nossos iguais para assim poder passar por mais este período de surrealidade política brasileira.

  2. com certeza, tivemos um pouco da doçura do que seria um país desenvolvido com toda a sua beleza em diversidade ambiental e cultural! As universidades coloridas com as cores dos povos indígenas quilombolas, filho agricultores ,trabalhadores catadores de material e mulheres sim foi uma explosão linda de representações Brasileiras. E tenho certeza que o caminho é a democracia e nem um direito a menos! Resistência e Poesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome