Caravana da Saúde zera demanda de especialidades como cardiologia, endocrinologia e ginecologia no bairro Alagadiço

0

O programa de governo Caravana da Saúde foi criado com objetivo de levar atendimento especializado próximo às residências reduzindo a demanda reprimida dos serviços oferecidos nas unidades Básicas de Saúde do município. Nesta quarta-feira (07) a equipe da Caravana prestou assistência com profissionais especializados em diversas áreas, aos moradores do bairro Alagadiço.

Com quase três anos de lançamento o programa já contabilizou mais de 30 mil atendimentos, chegando a zerar as solicitações de cardiologistas e endocrinologistas em algumas das unidades de saúde. Na programação de hoje 131 pessoas foram atendidas e tiveram zeradas as demandas de cardiologia, endocrinologia e ginecologia.

Os usuários receberam atendimentos na área de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, atendimento clínico, além da realização de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e atualização do Bolsa Família, oferecido  pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), através do Estação Cidadania.

A dona de casa Mariana Silva Viana, portadora de diabetes tipo I desde os nove anos de idade descobriu a doença depois de passar mal e precisa tomar insulina três vezes ao dia. “Hoje participo da Caravana para me consultar com um endocrinologista. Estou achando uma boa iniciativa porque, quem não tem condição de pagar uma consulta particular, vem aqui e eles realizam todos os procedimentos”, concluiu.

Outra usuária que avaliou positivamente a Caravana da Saúde foi a professora Leonildes Carvalho da Rocha. “Faço sempre meus exames e o único que faltava era o eletrocardiograma, vim até a unidade de saúde e fui informada para esperar pela Caravana que iam fazer aqui mesmo na unidade o exame. Deu tudo certo e achei maravilhoso. São ações assim que melhoram o nosso dia a dia, com atendimento de qualidade, especialistas e realização de exames praticamente na porta de casa”, concluiu.

A coordenadora da Caravana da Saúde, a médica e vice-prefeita Dra. Dulce Ribeiro, participa do programa há quase dois anos e afirma que o programa vem atingindo o objetivo. “Levamos atendimentos especializados em várias áreas e observo que estamos reduzindo consideravelmente as demandas reprimidas das unidades. Esse é um programa que vem dando certo e vamos continuar trabalhando para atender cada dia melhor a nossa população”, ressalta.

Por Débora Sousa/SESAU

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome