“Dezembro Vermelho”: testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis serão realizados nesta sexta-feira (30) no Mercado do Produtor

0

(foto: reprodução/internet)

Iniciando as atividades em alusão ao mês de luta contra a AIDS, uma equipe do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) estará realizando nesta sexta-feira (30), testes rápidos para rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), gratuitamente. A ação acontece no Mercado do Produtor de Juazeiro, abrindo a programação municipal do Dezembro Vermelho, campanha nacional que visa intensificar as ações de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Serão realizados testes para HIV, Sífilis e Hepatites, além de atividades de orientação com panfletagem e distribuição de preservativos, com o objetivo de estimular a prevenção dessas doenças. “O Mercado do Produtor é um importante centro de distribuição de frutas da cidade, tendo uma intensa movimentação de pessoas de vários Estados e quanto mais divulgarmos os meios de prevenção mais informados o público ficará sobre os riscos ocasionados pelas IST’s”, explica a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), além dos testes rápidos, durante a programação será disponibilizada uma sala de espera com palestra e atendimentos clínicos nas unidades de saúde, com maior mobilidade nos dias 07 e 14 de dezembro.

Em Juazeiro, até outubro de 2018, foram registrados 48 pessoas com HIV/AIDS em Juazeiro, segundo a SESAU.. No município, o acompanhamento deste público é realizado no CIDHA, que fica localizado no Centro de Saúde III no bairro Angary. No local, são realizadas testagens rápidas, notificações de novos casos, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, atendimento psicológico, além da assistência medicamentosa, distribuição de preservativos entre outros serviços.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome