Após chuva causar transtornos, prefeitura inicia mapeamento das áreas atingidas em Petrolina

0

(foto: divulgação/SEINFRA)

A chuva que caiu neste final de semana na região do Vale do São Francisco, trouxe prejuízos para a população de Petrolina. Neste domingo (2), foram registradas quedas de árvores e postes de iluminação na Avenida Guararapes e na rua Aristarco Lopes, ambas localizadas no centro da cidade. Parte do asfalto da avenida principal do Residencial Vivendas cedeu, e na entrada do bairro Vila Eulália, próximo a Avenida Sete de Setembro, uma cratera ficou aberta, impossibilitando a passagem de carros e motos.

Em virtude disso, a Prefeitura de Petrolina iniciou neste domingo o mapeamento das áreas atingidas para avaliar a situação dessas localidades para definir medidas para reduzir transtornos à população. Equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) e da Defesa Civil realizaram vistorias em alguns pontos considerados críticos.

Durante a visita, que percorreu as regiões norte, oeste, leste e central da cidade, as principais demandas registradas foram alagamento de ruas, quedas de árvores e postes de iluminação, obstrução de vias e invasão de água em algumas residências. Os bairros Dom Avelar, São Joaquim, João de Deus e São Gonçalo estão entre os mais prejudicados, de acordo com informações preliminares da prefeitura.

(foto: divulgação/SEINFRA)

De acordo com o secretário-executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, algumas medidas já começaram a ser tomadas a fim de reduzir os transtornos para a população. “Desde a semana passada que nossas equipes trabalham na limpeza dos principais canais da cidade e já estavam de sobreaviso diante da possibilidade de chuva. Após essa primeira ocorrência elas já foram acionadas para desobstruir vias, seja com a remoção de árvores ou com a abertura de canaletas para facilitar o escoamento da água, reforçar a limpeza, com a retirada de mato e lixo que possam prejudicar a drenagem da água da chuva, além e recuperar postes de iluminação danificados”, pontua Oliveira.

Nesta segunda-feira (3), o trabalho de diagnóstico continua, segundo a prefeitura municipal.

Orientações

A Defesa Civil, que integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social de Petrolina, além do trabalho de diagnóstico dos transtornos causados pela chuva e o monitoramento da previsão do tempo, também está de prontidão para atender à população em caso de emergência. Os telefones de contato são o 153, da Central de Operações da Guarda Civil, o (87) 3983-1044 ou (87) 3983-1773.

A Defesa Civil orienta ainda que, neste período chuvoso, a população redobre os cuidados ao circular por vias sem pavimentação ou que se encontrem alagadas. É importante evitar a permanência em locais isolados, embaixo da copa de árvores e até mesmo andar à cavalo ou de bicicleta. já que as descargas elétricas procuram sempre o caminho mais fácil para chegar ao solo.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome