Após recomendação do MP, Vigilância Sanitária de Petrolina intensifica fiscalização contra venda irregular de ovos

0

foto: divulgação/SESAU

Um tipo de comércio informal vem ganhando espaço e chamando atenção de muitos petrolinenses: o “carro do ovo”. O veículo circula pelas ruas da cidade com promoções tentadoras e que acabam atraindo muitos consumidores: são 30 ovos por apenas R$ 10 – alguns chegam a comercializar por R$ 9.

Entretanto, segundo a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina, é necessário ficar atento para a qualidade do produto e as normas que precisam ser seguidas. Cumprindo uma solicitação do Ministério Público, a agência está intensificando a fiscalização contra a venda irregular de ovos no município a fim de garantir a segurança alimentar dos petrolinenses.

Conforme a AMVS, a regulamentação estabelece que os ovos expostos à venda devem ser acondicionados em temperatura e embalagem adequadas, protegidos dos raios solares diretos, tendo em vista que os fatores como tempo e temperatura de armazenagem podem alterar a qualidade do ovo. Por ser rico em nutrientes, ele exige alguns cuidados para que não se transforme em meio ao crescimento microbiano e para que chegue ao consumidor com qualidade.

Tais recomendações não são seguidas pelos comerciantes desses carros, tendo em vista que toda mercadoria fica exposta, no porta-malas do veículo, ao sol, portanto em contato direto com os raios solares, além de não possuírem embalagens protetoras.

Ainda segundo a agência, para que o consumidor se certifique de que os ovos têm boa procedência, outro fato importante é verificar se o produto possui registro. As fiscalizações estão acontecendo nas vendas ambulantes, mas também em todos os estabelecimentos que comercializam ovos.

Ao observar ou desconfiar de irregularidade, o consumidor pode denunciar a Vigilância Sanitária, através do 156.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome