Secretária de Educação de Sobradinho participa do Encontro dos Conselhos Municipais de Educação, em Salvador

0

A convite da Coordenação de Projetos Especiais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Secretária de Educação de Sobradinho, Ducilene Kestering, participou nos dias 05 e 06 de junho, do Encontro Formativo para o Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, em Salvador.

O encontro teve como objetivo propiciar um momento de compartilhamento de realidades dos territórios e sobre as contribuições necessárias para o fortalecimento de um planejamento articulado, considerando o regime de colaboração com os Conselhos Municipais de Educação.

Conselheiros, Dirigentes Municipais de Educação e representantes dos Territórios de Identidade da Bahia participaram, no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), da I Reunião Territorial Ampliada com o subtema: Fortalecendo os Conselhos de Educação e o Regime de Colaboração, promovida pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O evento contou com a presença do Secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, da Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado, e de outras autoridades estaduais.

O Secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do regime de colaboração entre os entes federativos (União, Estado e Municípios), tema da mesa que marcou a abertura do encontro.

“É preciso que está colaboração se torne uma política pública para que não dependa do gestor que esteja à frente da pasta da Educação. Por isso, costumo dizer que precisamos cuidar da Educação no Estado e não somente da rede estadual”, afirmou Jerônimo.

O Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), seccional Bahia, Williams Panfile, falou sobre a importância do trabalho colaborativo. “ Nosso foco é o regime de colaboração, precisamos cada vez mais fortalecer esta ideia e estamos muito esperançosos com esta nova gestão à frente da Secretaria da Educação. O secretário Jerônimo vem dialogando conosco desde fevereiro e tenho certeza de que agora este regime de colaboração vai se tornar realidade”.

A vice-presidente da UNCME para o Nordeste, Marli Vidinha, apresentou, durante o encontro, a Agenda Nana Bahia, que propõe parceria com instituições e atores sociais, em uma ampla mobilização para a elaboração de um planejamento de políticas que assegurem apoio aos sistemas de ensino em questões referentes à recepção e atendimento educativo-escolar de crianças com microcefalia e outras deficiências.

A Secretária de Educação de Sobradinho e Presidente da Diretoria do Polo Territorial do Sertão do São Francisco, Ducilene Kestering, falou sobre a importância do evento.

“Foi um encontro muito importante, pois os Planos Municipais de Educação são considerados instrumentos efetivos para a melhoria da educação. Dessa forma o monitoramento permite a realização de ajustes ao longo da execução, tendo em vista que a avaliação é o elemento basilar para a realização do planejamento, pois favorece a tomada de decisão da gestão administrativa. O encontro também definiu uma agenda comum e de atividades articuladas para o fortalecimento dos sistemas Municipais de Ensino, em que se estabeleceu uma importante parceria com os Conselhos Municipais de Educação”, finalizou a secretária.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome