Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é lembrado em Juazeiro

0

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou nesta quarta-feira (12), na Praça Santiago Maior, diversas atividades alusivas ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Brincadeiras, dinâmicas e entrega de material educativo fizeram parte das atividades que chamaram a atenção do público que passava pelo local.

A campanha deste ano, que é nacional, traz como tema ‘Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar’. As ações serão desenvolvidas ao longo do mês e visam assegurar os direitos de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e Adolescente, identificando possíveis formas de trabalho infantil nos diversos espaços da cidade.  Através das atividades realizadas, a população é alertada acerca da realidade do trabalho infantil, uma prática ainda comum em várias partes do mundo e que muitas vezes passam despercebidas.

A dona de casa Maria dos Santos foi uma das que acompanhou as apresentações das crianças na praça. “É importante apoiarmos causas como esta e prestigiarmos as crianças. O trabalho infantil não pode se tornar comum para as pessoas. As crianças precisam sim, de momentos como este”, comentou.

A Secretaria de Educação e Juventude e a Secretaria de Saúde são parceira nas ações desenvolvidas de forma intersetorial. “É uma reflexão necessária em todos os espaços e é importante envolver os atores dos equipamentos sociais, das escolas, creches e demais locais. É momento para refletirmos sobre como é importante a criança estar em seu devido lugar, que é na escola, no parque brincando, no carinho da família, no conforto de sua casa, e não trabalhando. O município tem atuado para que o trabalho infantil seja totalmente evitado, não apenas no dia 12, mas ao longo de todo o ano, tem sido uma preocupação constante”, afirmou a assessora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim.

Ao longo do mês, serão realizadas ainda abordagens sociais diárias e noturnas em vários pontos da cidade, palestras em escolas, distribuição de material informativo e educativo, além de uma campanha em vídeo com depoimento de integrantes da rede de combate ao trabalho infantil e personalidades do município. O primeiro vídeo, já disponível nas redes sociais do município, traz a fala do titular da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro, juiz José Carlos Nascimento.

Para a secretária Cida Gama o dia 12 serve também para que o trabalho realizado pelo município no decorrer do ano ganhe visibilidade. “Precisamos cada vez mais chamar a atenção da população para a questão do trabalho infantil, que muitos ainda consideram normal. Não podemos achar normal criança trabalhar, nem alimentar o trabalho infantil. Precisamos enfatizar que a denúncia precisa ser feita, que precisamos agir sempre que presenciarmos uma situação de trabalho infantil. O município tem feito sua parte, mas é preciso a contribuição da sociedade nesta luta”, destacou.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome