Programação do Julho das Pretas é aberta com roda de conversa na Praça CEU

0

(foto: divulgação)

Uma roda de conversa realizada nesta terça-feira (23), no CRAS do bairro Tabuleiro, localizado na Praça CEU, abriu a programação do ‘Julho das Pretas’, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). O evento reuniu crianças e adolescentes no anfiteatro do local onde foram discutidos temas como racismo, machismo e bullying.

Durante a conversa, foi exibido o curta ‘Cores e botas’, da diretora Juliana Vicente, que fala sobre o desejo de uma menina negra nos anos 1980 de ser paquita e o preconceito vivenciado por ela. A professora da UNEB, Dalila Santos abordou o tema do racismo de forma descontraída e com uma linguagem próxima dos adolescentes. Para ela, é nessa fase de criança e adolescente que o preconceito precisa ser combatido.

“É um tema sério e muitos ficam tristes e até adoecem por terem que passar por cima do que são para serem aceitos. Felizmente, as coisas estão mudando, mas ainda precisamos aprofundar essa discussão nesses ambientes e deixar claro que todos têm sua beleza e é isso que deve ser valorizado”, afirmou.

O estudante Carlos André, 18 anos, ouviu atentamente sobre todos os assuntos abordados e aprovou a iniciativa de levar essas discussões para dentro da comunidade. “Nunca tinha ouvido sobre esses temas de forma tão clara. Para mim foi enriquecedor e espero poder participar de outros momentos como este”, comentou.

Paulo de Tarso, estudante de apenas 9 anos, também gostou da oportunidade de aprender mais sobre bullying. “Eu adorei estar aqui e aprender mais sobre esses assuntos. Nós vemos muitas dessas coisas que foram ditas aqui no nosso dia a dia e agora eu vou saber como me comportar quando vivenciar e saber combater e evitar o bullying”, disse.

Os participantes puderam conhecer mais sobre o ‘Julho das Pretas’, que busca fortalecer o movimento de mulheres negras no município e sobre o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, comemorado dia 25 de julho.

A programação segue até o final do mês, percorrendo escolas e equipamentos da assistência social.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome