Abertura da XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões acontece nesta sexta-feira (26)

0

(foto: divulgação/ADEAP)

Neste final de semana, entre os dias 26 e 28 de julho, vai ser realizada a XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro. Com o objetivo de proporcionar aos produtores da região oportunidades de negócios que englobem todo o segmento comercial local, melhorando com isso a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores, o evento acontecerá no Parque José Hugo Félix Borges (Jorrinho), localizado às margens da BR 235.

A feira já faz parte do calendário de eventos agrários da região e pretende atrair empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores.

O evento pretende reunir cerca de 60 expositores e uma média de 400 animais entre caprinos e ovinos. Palestras, cursos, ordenha higiênica, torneio leiteiro, torneio de pista, exposições, comercialização de produtos da culinária local e serviços voltados ao setor, integram a programação do evento.

De acordo com o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), o distrito tem evidenciado o seu potencial na produção de animais. “O evento proporciona à comunidade oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores entre expositores e oportunidades de negócios que englobam todo o segmento comercial local, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores”, explicou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix, “a feira visa inserir esses produtores num contexto comercial mais amplo, capaz de atingir mercados de consumo, agregar valor aos produtos da cadeia produtiva e aumentar a renda familiar e a qualidade de vida”.

A feira é realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC), com a parceria do Governo Federal, Banco do Nordeste, ADAB, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), UNIVASF, UNEB, Polícia Militar, Cesol, Mineração Caraíba, Sebrae e DNOCS.

Programação

Sexta–feira (26/07)
16h – Abetura do parque para a recepção dos animais;
18h – Acolhida dos expositores;
19h – Apresentação Cultural (Colégio Raimundo Clementino);
20h30 – Inscrição das cabras que irão participar do ‘Torneio Leiteiro’, em seguida esgotamento dos úberes das mesmas;
20h às 23h30 – Show musical (Pegada Quente).

Sábado (27/07)
7h – Abertura do parque para a recepção dos animais;
8h às 22h– Exposição de animais e de trabalhos tecnológicos; comercialização de artesanatos, produtos da culinária local e outros produtos afins;
8h30 – 1ª Ordenha do ‘Torneio Leiteiro’;
14h às 17h30 – Show musical (Paulo Cesar Oliveira);
15h – Apresentação cultural (Grupo de Percussão da Escola Municipal Antonila da França Cardoso – Angico-Pinhões);
17h30 – Visita do Prefeito Paulo Bonfim ao evento;
17h30 às 21h – Show musical (Skema 2);
20h30 – 2ª Ordenha do ‘Torneio Leiteiro’;
21h às 01h – Show musical (Amigos do Forró);
Obs. Encerramento do sábado ocorrerá 01h da manhã.

Domingo – (28/07)
7h – Abertura do Parque para visitação;
8h30– 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro;
8h às 9h30 – Inscrição dos animais que irão participar do ‘Torneio de Pista’;
9h30 às 12h – Julgamento do ‘Torneio de Pista’ dos animais e entrega da premiação;
10h – Premiação de lotes de caprinos e ovinos de raças nativas, levando em consideração a caracterização da raça, rusticidade e uniformidade do lote;
12h 30 – Encerramento da Feira de animais;
14h às 17h – Show musical (Swing dos Boys);
17h às 19h – Show musical (Wiliam do Vale)

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome