Às vésperas de manifestação em prol de reforma do Centro de Cultura, artistas são convocados para reunião com representantes do governo da Bahia

0

(foto: Thiago Santos/PNB)

Após anunciarem uma manifestação em prol da reforma do Centro de Cultura João Gilberto, marcada para esta terça-feira (30) durante a vinda do governador Rui Costa (PT) à cidade de Juazeiro, norte da Bahia, a classe artística do Vale do São Francisco vai se reunir com representantes do Setor de Cultura do Estado. O encontro foi convocado para esta segunda-feira (29).

O equipamento cultural, fundado em 1986, está com a estrutura desgastada e antiga, conforme destacou Marcos Velasch, presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC) da cidade, em entrevista ao programa Palavra de Mulher na semana passada.

“Temos um espaço que está comprometido na acústica, na estrutura do palco, dos camarins, e também na estrutura elétrica. O teatro sofre com goteiras, quando chove. Temos um sistema de climatização de modelo antigo, que as peças nem são mais produzidas, e que corre o risco de nem funcionar mais, além de consumir cerca de 30 mil litros de água. Além de um barulho insuportável, nem refrigera mais. Além disso, as portas de isolamento acústico estão deterioradas. E nem se produzem mais portas e fechaduras daquele modelo. É um espaço importantíssimo, o único que tem uma dimensão importante para o município, que possui uma arquitetura bonita, mas que está se desgastando”, contou (leia na íntegra).

Representando o governo, estarão presente na reunião, Orlei Silva, Superintendente Estadual de Cultura, Wdleston Souza e Ailton Gonçalves, diretor e coordenador técnico, respectivamente, da Diretoria de Espaços Culturais (DEC). O encontro está marcado para acontecer às 19h30, na sala 1 do Centro de Cultura, e deve contar com a participação da classe artística do Vale do São Francisco.

Ação para Reformar

Com o movimento “Ação para Reformar”, os artistas pretendem chamar atenção de Rui Costa (PT), nesta terça-feira (30). O governador estará na cidade para inaugurar a Policlina Regional. Os artistas pretendem entregar um novo documento, nas mãos do chefe de estado, solicitando a reforma total do equipamento cultural.

O Centro de Cultura está sob responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, em nome da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT).

[new_royalslider id=”73″]

Situação em agosto de 2018 (fotos: arquivo/Thiago Santos/PNB)

Denúncia do PNB

Em agosto do ano passado, o PNB constatou a situação precária do centro. Os sinais de desgaste podiam ser percebidos tanto na parte interna quanto na externa do espaço. As torneiras estavam quebradas, os vasos sem descarga, o palco furado, as portas sem tranca. Faltava pintura e lâmpadas. O lixo tomava conta da entrada. Dentro do teatro, faltavam as cortinas do fundo, as cadeiras estavam quebradas e o ar condicionado com problemas. Os camarins estavam sem luz, sem cadeiras, os banheiros sem portas e faltando água nos filtros (relembre).

Na época, o PNB tentou contato com a SUDECULT, mas nunca obteve resposta, nem por telefone, nem por e-mails.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome