Após vídeo mostrando ação desastrosa do fumacê na rodoviária de Juazeiro, SESAU diz que vai tomar providências administrativas

1

Quem frequenta a rodoviária de Juazeiro, no norte da Bahia, sabe que o espaço é um dos piores pontos de concentração de muriçocas na cidade. A situação incomoda passageiros e comerciantes, que são obrigados a conviver, diariamente, com a infestação descontrolada dos mosquitos. Nesta quinta-feira (1º), a gestão municipal tentou amenizar o problema, mas a forma como isso aconteceu, desagradou muita gente.

Um vídeo que está circulando nas redes sociais, flagra o momento em que um funcionário realiza o serviço de aplicação do inseticida, que combate os mosquitos, no local. Ele aplica a fumaça tóxica, sem nenhuma cautela, em todo o espaço, sem se preocupar com a presença dos passageiros. As malas e os travesseiros, utilizados pelos clientes para a viagem, também são alvos do inseticida.

Em nota, Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro esclareceu  que o senhor que aparece nas imagens, utilizando o equipamento, foi identificado como servidor da secretaria, mas ressaltou que as atividades como a mostrada no vídeo, não fazem parte do plano de combate ao mosquito Aedes aegypti e não partiram ou foram orientadas pelo setor de Vigilância em Saúde da secretaria.

“O fumacê é uma estratégia complementar às demais ações de combate ao mosquito comum Cullex e ao Aedes aegypti. É utilizado com frequência em áreas planejadas, de acordo com o caráter de prioridade técnica. Mas existem técnicas apropriadas para o uso do mesmo, que varia de acordo com ambientes abertos ou fechados. A técnica, nessa ocasião, não foi utilizada e a orientação do setor não era aquela registrada no vídeo”, disse o órgão.

Diante desta situação, a Sesau promete tomar as medidas administrativas, “para que situações como essa não voltem a ocorrer”, finaliza a nota.

Assista ao vídeo:

Fumacê

A pulverização de inseticida, popularmente conhecido como fumacê, é uma das formas de combater mosquitos como a muriçoca (Culex quinquefasciatus) e o Aedes aegypti.  A nuvem de fumaça é espalhada com o objetivo de matar o mosquito e evitar sua proliferação.

O fumacê tem ação temporária e pontual, e não é considerado o método ideal para acabar com esses mosquitos, sendo a extinção dos criadores a melhor alternativa para resolver o problema.

Da Redação

1 COMENTÁRIO

  1. A gestão querendo responsabilizar os funcionários pela falta de orientação, como se tivessem agido por conta propria… essa cidase está entregue à própria sorte… até o momento esta gestão, como a anterior, ainda nao disse a que veio ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome