Quarta turma conclui curso de Primeiros Socorros para Agentes comunitários de Saúde em Juazeiro

0

 

Aprimorar os serviços prestados pelos Agentes Comunitários de Saúde/ACS para aproximá-los da comunidade assistida com especializações humanitárias foi um dos objetivos da Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU com a realização do curso de Primeiros Socorros Básicos para Agentes Comunitários de saúde. O encerramento da quarta turma aconteceu na última sexta-feira (16).

As aulas teóricas aconteceram no auditório da Secretaria de Educação/ SEDUC e as práticas na Escola de Enfermagem, em Petrolina. Nos últimos dois meses, os cursos que foram realizados através da Gerência de Educação Permanente e Humanização, em parceria com a Escola de Gestão de Pessoas/EGESP e a Escola Técnica de Enfermagem Valquíria Saturnino, reuniram e treinaram em média, quatrocentos agentes comunitários de saúde.

De acordo com a Secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro, o papel social dos agentes comunitários é de grande relevância no contexto de mudanças das práticas de saúde junto à população. “Na perspectiva de que se possa ampliar o conhecimento inicial da prática cotidiana do Agente Comunitário de Saúde, espera-se que este curso venha contribuir na fomentação de uma formação profissional de qualidade.”, acrescentou a secretária.

Para Ana Paula Teixeira, enfermeira e professora da Escola de Formação em Saúde Drª Valquíria Saturnino, primeiros socorros é um tema que deve ser amplamente divulgado. “Esse treinamento é fundamental, já que os Agentes de Saúde são os profissionais que estão mais próximos da população. Estamos muito satisfeitos porque os profissionais têm saído dos treinamentos confiantes de que podem ajudar e serem peças fundamentais no salvamento de alguém”.

A quarta e última turma do curso contou também com a participação da professora da Faculdade Unyleya, Adriana Moreira, que aprovou a iniciativa da prefeitura e comemorou a quantidade de agentes que se propuseram a aperfeiçoar as técnicas a serviço das comunidades. “É gratificante colaborar numa formação como esta, ensinando e tirando dúvidas desses profissionais, para que saibam como agir em situações que necessitem de assistência imediata”, destacou Adriana.

Para o agente comunitário de saúde do distrito de Maniçoba, Pedro Antônio, o curso de primeiros socorros foi fundamental para o aperfeiçoamento do atendimento à população. “É importante termos noção dos primeiros socorros, já que trabalhamos em zona rural e podemos nos deparar com situações que demandam esse conhecimento básico, podendo até salvar vidas. Espero poder participar de outras atividades como essa.”, conta Pedro.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome