Mudanças na rede municipal de urgência e emergência de Juazeiro começam a valer a partir de hoje; veja as alterações

A partir desta segunda-feira (9) começa a valer a mudança no redimensionamento e a qualificação da rede municipal de urgência e emergência de Juazeiro. As alterações atingem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, o Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ) e incluem também o Hospital SOTE.

Segundo a Secretaria da Saúde (SESAU), a partir de hoje, os serviços de urgência pediátrica passam a ser atendidos na UPA, que já atende pacientes adultos em situação de emergência e, agora, vai passar a receber também essa modalidade de urgência, que antes funcionava no HMIJ, que por sua vez, receberá apenas urgências obstétricas.

Outra mudança anunciada, diz respeito a contratação dos serviços do Hospital SOTE para o atendimento de urgências e emergências em ortopedia no município. A partir de hoje, a unidade passará a ser a responsável pelos casos de ortopedia antes atendidos na UPA, e vai funcionar de 7h às 19h, durante todos os dias da semana.

O hospital será responsável pela prestação de serviços em ortopedia de baixa e média complexidade, como nas ocorrências de fraturas fechadas. Os casos cirúrgicos de urgência e emergência continuarão sendo encaminhados para o Hospital Regional de Juazeiro e o Hospital Universitário, em Petrolina, unidades de referência da rede PE-BA, através da Central de Regulação.

A iniciativa faz parte do reordenamento da rede Especializada de Saúde, que pretende garantir mais agilidade e eficiência no atendimento da população e otimizar a utilização dos recursos públicos.

“Estamos dando um passo importante. A população reivindicava que os serviços da SOTE voltassem a ser ofertados e a Prefeitura de Juazeiro está atendendo a este pleito. As dificuldades de saúde pública no Brasil são enormes, com um sub-financiamento que só se agrava, mas estamos nos esforçando para ampliarmos nossos serviços, com qualidade”, comemorou o prefeito Paulo Bomfim.

Sendo assim, a partir do dia 09, além da transferência do serviço de urgência ortopédica para a SOTE, as mudanças irão acontecer ainda na Unidade de Pronto Atendimento/UPA, É importante lembrar que a qualificação e o redimensionamento da rede hospitalar de Juazeiro foram estruturados e planejados pela equipe técnica da SESAU, em conjunto a uma empresa de consultoria de gestão em saúde pública e hospitalar.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.