SEMAURB e Projeto Abelha Viva retiram enxames de abelhas presentes em residências de Juazeiro

0

 

Somente nos 10 primeiros dias do mês de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizou a retirada de três enxames de abelhas que estavam presentes em árvores próximas as residências nos bairros: Alto do Cruzeiro, Itaberaba e Palmares. O trabalho de retirada é realizado em parceria com o projeto voluntário Abelha Viva.

A abelha é um inseto responsável pela polinização de flores das plantas que geram legumes, grãos e frutas, e é indispensável para o equilíbrio do ecossistema. Com base neste fundamento, a SEMAURB, através da fiscalização ambiental, vêm trabalhando em parceria com o grupo voluntário Abelha Viva, onde retiram toda os insetos e transportam até um apiário distante da área urbana, e sem presença de casas na zona rural.

A moradora Maria Lourenço do bairro Palmares procurou a ajuda da SEMAURB e o Projeto Abelha Viva para a retirada do enxame próximo a sua casa. “Eu mesma não tinha conhecimento desse trabalho desenvolvido pela prefeitura. Aqui perto de casa mesmo muitas pessoas mandavam eu matar as abelhas, mas eu disse que não e pedi ajuda e recebi a equipe, que, muito cuidadosa, fez a retirada de todas as abelhas. Gostei muito e parabenizo a todos por esse trabalho”, descreveu.

As ações envolvendo preservação e cuidados com o Meio Ambiente estão presentes na gestão do Prefeito Paulo Bomfim e segundo o Secretário Jadson Barros a parceria com a população é fundamental. “O trabalho desenvolvido pela SEMAURB na questão quesito ambiental tem sido de fundamental importância em Juazeiro. O trabalho educativo que nossa equipe vem realizando nas escolas e comunidades sobre preservação da fauna e flora tem contribuindo para que ações como esta, de retirada de enxames, aconteçam sem a mortandade destes insetos. Solicitamos que quem presencie enxames de abelhas, em qualquer lugar da cidade, que acionem a secretaria para que o trabalho adequado de retirada seja realizado”, pontuou.

A população pode entrar em contato com a SEMAURB através do telefone (74) 3612 3582 ou pessoalmente na sede da Secretaria, que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro e solicitar a presença de uma equipe para avaliação e retirada das abelhas.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome