Família diz que, por falta de neurologista na UPA/Juazeiro e no Dom Malan/Petrolina, adolescente foi a óbito

1

 

Familiares de um adolescente de 13 anos, acusam a Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro e o Hospital Dom Malan, em Petrolina-PE, de negligência no atendimento. O paciente André Ricardo dos Santos morreu por volta das 9h30 desta quarta-feira (18).

De acordo com a família do adolescente, André deu entrada no início da madrugada de ontem (17) na UPA de Juazeiro. Ele estava em coma e por falta do especialista na unidade, não teria conseguido ser avaliado por um médico neurologista.

Por volta das 18h da terça, Lucas foi transferido para o HDM/IMIP, onde, não foi avaliado por um neurologista, também por falta de profissional naquela unidade hospitalar.

Em nota, a direção do HDM declarou que André recebeu, de imediato, toda assistência necessária e chegou à unidade com suspeita interrogada de morte encefálica.  A nota informa ainda que o jovem morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Veja a nota:

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que o paciente em questão deu entrada no HDM apenas na noite desta terça-feira (17) e que recebeu, de imediato, toda a assistência necessária.

André Ricardo dos Santos tinha passado por outros serviços anteriormente e já chegou com suspeita interrogada de Morte Encefálica (devido à hemorragia de tronco) e instabilidade hemodinâmica. Hoje pela manhã sofreu uma parada cardiorrespiratória e, infelizmente, veio a óbito.

Todos se engajaram em prestar a melhor assistência possível a André e, inclusive, foi da direção do Dom Malan todo o esforço para conseguir uma vaga na UTI do serviço.

Os  profissionais e direção, neste momento, solidarizam-se com a família e se colocam à disposição para eventuais dúvidas e orientações.

O PNB também procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro. Em nota, a SESAU também declarou que André recebeu toda a assistência necessária.

Veja a nota

A Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU esclarece que, segundo o Boletim Médico, o adolescente chegou à Unidade de Pronto Atendimento/UPA do município às 1h43, do dia 17 de setembro, e foi prontamente atendido pela equipe de plantão. Classificado como prioridade ‘vermelho’, recebeu toda a assistência necessária e foi encaminhado pela médica plantonista para atendimento em serviço de alta complexidade no Hospital Universitário, em Petrolina. Houve retorno do paciente a UPA, em Juazeiro, local de origem do atendimento, com vistas a encaminhamento para o Hospital Dom Malan, em Petrolina. A Sesau esclarece que presta toda a assistência necessária e preconizada conforme os protocolos médicos.

 

Da Redação

1 COMENTÁRIO

  1. É sempre assim; as Unidades de saúde sempre da a sua versão e fica por isso mesmo. Não sei de quem FOI a falha, só sei que explicações não devolve a vida. Sera aque o certo na séria ter um sobre aviso ne um Neuro. Não estou querendo muito, só queria mesmo era que vidas fossem Dalva..

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome