Petrobras aumenta preço do diesel em 4,2% e da gasolina em 3,5%

0

(foto: reprodução/internet)

A Petrobras anunciou reajuste nos preços da gasolina e do óleo diesel. Os novos valores estão valendo já a partir desta quinta-feira (19) nas vendas de refinarias para distribuidoras.

Na gasolina, o aumento foi de 3,5%, e no diese, 4,2%. O preço final ao consumidor atende às leis de mercado e não depende da Petrobras, podendo ficar acima ou abaixo do aumento nas refinarias, já que incidem tributos estaduais e municipais, além do valor da mão de obra, custos de operação e margem de lucro de cada distribuidora e de cada posto de combustível.

O reajuste vem após a disparada nos preços do barril do petróleo no mercado internacional na segunda-feira (16), em consequência dos ataques a instalações petroleiras na Arábia Saudita no fim de semana. O incidente baixou pela metade a produção do maior exportador da commodity do mundo. Na segunda-feira, a estatal afirmou que manteria o preço dos combustíveis até que os valores do petróleo se acomodassem.

O último reajuste da gasolina  havia sido em 5 de setembro e o do diesel, em 13 de setembro.

Segundo a Petrobras, a política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”.

* Com G1

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome