Animais que estavam em condições de maus tratos são resgatados em Juazeiro-BA

 

Animais de grande porte que estavam condições de maus tratos, foram resgatados nessa terça-feira (08), em Juazeiro-BA. As vacas e os bezerros estavam presos a um cercado com uma corda, em uma área de mata no bairro Itaberaba.

O resgate foi realizado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), a SEMAURB e a Polícia Militar. Os animais foram encontrados após denúncia anônima.

De acordo com o médico veterinário e fiscal estadual agropecuário da ADAB, José Arnaldo da Cruz Silva o resgate dos bovinos tinha como finalidade retirá-los do ambiente de cárcere onde estavam inseridos. “A ADAB também fiscaliza o bem estar animal e constatamos que se tratava de quatro animais bovinos que estavam amarrados em local totalmente inapropriado para a criação, sem alimentação ou água limpa própria para consumo e sem responsáveis presentes. Estamos investigando para que a pessoa odentificada e punida. Os animais já estão em local seguro e recebendo os devidos cuidados”, descreveu Arnaldo.

É de responsabilidade da SEMAURB a retirada de animais que estejam em logradouros públicos e que coloque em risco a vida dos transeuntes na cidade. Na ação realizada pela ADAB coube à secretaria o auxílio no transporte dos animais e o abrigo no curral municipal. “A situação em que os animais foram encontrados era de calamidade. Enquanto órgão ambiental e também de fiscalização, não podíamos deixar de acompanhar e ser parceiro da ADAB. O objetivo era um só, resgatar e levar os animais para o curral municipal onde poderão receber os cuidados necessários dos veterinários”, acrescentou o secretário Jadson Barros.

Maus-tratos a animais é crime ambiental e está sujeito a multa e detenção, por isso, a SEMAURB orienta a população a denunciar qualquer tipo de violência que venha ferir ou colocar em condições desumanas qualquer espécie animal. As denúncias podem ser realizadas de segunda a sexta-feira na secretaria através do telefone (74) 3612 3581 ou pessoalmente na sede da SEMAURB que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.

 

 

Da Redação com informações da SEMAURB

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.