Outubro Rosa: palestra orienta sobre prevenção ao câncer de mama no Hospital Materno-Infantil de Juazeiro

0

(foto: divulgação/SESAU)

A sala de triagem do Hospital Materno-Infantil de Juazeiro, norte da Bahia, transformou-se em um espaço de troca de saberes sobre a prevenção ao câncer de mama e colo de útero nesta quinta-feira (10). A ação integra a programação da campanha do Outubro Rosa da Secretaria de Saúde (SESAU), por meio do setor de humanização, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, que incentiva a participação social na prevenção do câncer de mama.

Muitas mulheres, mães e gestantes além dos acompanhantes, participaram desse momento que foi um intercâmbio de saberes sobre a importância do auto cuidado.  O público recebeu ainda materiais informativos sobre as doenças.

De acordo com a paciente e voluntária do Instituto Ivete Sangalo, Maria Senhora Santos da Silva, que já adquiriu câncer de mama e foi uma das primeiras pacientes do Instituto, essa ação é muito importante para a conscientização da prevenção contra o câncer de mama. “É muito gratificante compartilhar essa experiência com outras mulheres através das rodas de conversa para alertá-las sobre a importância prevenção do câncer e do diagnóstico precoce da doença. Isso é possível graças às novas tecnologias que detectam não só o câncer de mama, mas também o de colo de útero”, conta.

“Esse momento é de grande importância. A prevenção, na verdade, é melhor forma de pensar o combate da doença, pois quanto mais precoce o diagnóstico, mais a possibilidade de cura”, explicou a professora e paciente Fabiana dos Santos, que já faz pela segunda vez o exame de câncer de mama no Instituto.

A programação se estende durante todo mês, nas salas de espera da maternidade e em alguns postos de saúde do município.

Programação:

21/10 – Humanização Auto Cuidado e distribuição de material informativo
Local: UBS Mandacaru I (8h)

29/10 – Oficina de Cuidado para as ASG + Café da manhã
Local: Centro de Saúde III – Angari (8h30 às 12h)

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome