Prefeitura de Juazeiro participa de reunião territorial do Comitê Gestor da Caprinovinocultura

0

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges, acompanhada do diretor de pecuária da ADEAP José Wilson (Chaveco), participou nesta terça-feira (22), no Setaf em Juazeiro, de reunião do Comitê Gestor da Caprinovinocultura.

A reunião teve o intuito de dar continuidade às discussões sobre as comunidades escolhidas pertencentes aos seis municípios do Território Sertão do São Francisco (Canudos, Juazeiro, Uauá, Curaçá, Casa Nova e Remanso), que serão contempladas com uma Unidade Produtiva de Forragem Irrigada, bem como ações de difusões tecnológicas e de conhecimentos.

A ação que é do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) foi desenvolvida pelo Plano de Ação Territorial (PAT) e consiste no fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura. “Serão trabalhados 15 produtores por comunidade escolhida, ou seja, por município trabalhado. Serão desenvolvidas capacitações com o intuito de difundir novas tecnologias nessas localidades”, explicou o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Jorge Murilo.

Dentre as tecnologias que serão aplicadas, destaca-se a implantação de uma unidade de forragem, capacitações na área de gestão, no manejo dos rebanhos, dentre outras. “Também iremos buscar desenvolver as potencialidade de cada localidade. As ações têm como alvo a caprinovinocultura de corte, pois além de tratar do manejo alimentar, a ação proporcionará a capacitação dos produtores”, explicou Roberto Roriz, representante do SENAR.

De acordo com a titular da ADEAP, Elayne Borges, a gestão do prefeito Paulo Bomfim tem priorizado ações que fortaleçam a zona rural de Juazeiro. “Esse é o nosso propósito, incentivar e desenvolver ações que possibilitam o desenvolvimento das comunidades do interior do município. Esse projeto tem uma grande importância e a gestão municipal está contribuindo para que o mesmo tenha êxito”, declarou.

A ação é uma realização do Banco do Nordeste e do SENAR e conta com a parceria da Prefeitura de Juazeiro e de outras instituições. Estiveram presentes na reunião representantes da Seplan, CAR, SDR/BAHIATER, BNB, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro.

Lene Radina/Ascom ADEAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome