Projeto de dança apresenta elementos da ancestralidade negra no Bairro Dom Avelar em Petrolina

0
( Fernando Pereira / Abajur Soluções)

 

Na Semana da Consciência Negra, a companhia de dança Balançarte retoma o projeto ‘Batuques nos Terreiros’, que vem circulando por comunidades periféricas e rurais de Petrolina levando elementos da ancestralidade negra através da dança. Nesta semana, o projeto está sediado no Bairro Dom Avelar, realizando uma programação até sexta-feira (22) na Escola Municipal Santa Terezinha.

A primeira atividade é uma exposição de fotos e objetos do grupo, a ‘Veredas: Caminhos da Cia. Balançarte de Dança’. A abertura para visitação foi realizada ontem (20) e permanece até a sexta (22). Estar inseridos em ambientes educacionais é uma forma da companhia contribuir para a formação estética de estudantes da rede pública de ensino. “Adentrar os espaços alternativos é imprescindível para o despertar da importância de alunxs e comunidade para o acesso à arte e a cultura”, afirma Marcos Aurélio, diretor do espetáculo.

O encerramento será com a apresentação do espetáculo Batuques para os alunos da escola, às 13h, também na sexta (22). O espetáculo apresenta elementos da Cultura negra e está no repertório da companhia há mais de três anos. “Um projeto de manutenção como este nos oferece a oportunidade de vivências e maturação do trabalho”, pontua o diretor.

O projeto ‘Batuques nos terreiros’ é uma manutenção de temporada que conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral 2016/2017. As atividades continuam nas próximas semanas, a programação pode ser conferida nas redes sociais da Balançarte: facebook.com/ciabalancarte e instagram @ciabalancarte.

Por Adriano Alves / Agência Virabólica

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome