Juazeiro: Ministério da Cidadania faz visita técnica, para monitoramento, no programa Primeira Infância – Criança Feliz

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) recebeu nesta sexta-feira (29) uma visita técnica do Ministério da Cidadania para monitoramento do programa Primeira Infância – Criança Feliz. O objetivo da visita é aperfeiçoar a política e traçar um panorama para execução do programa observando os aspectos metodológicos.

Antes da visita, foram realizadas rodas de conversas com comitê gestor e representantes da SEDES onde foram discutidos dificuldades, avanços e potencialidades do programa. A visita veio para complementar esse acompanhamento, foi conduzida pela representante do Ministério e consultora da UNESCO Katiúscia da Fé e contou com a participação dos técnicos Criança Feliz, comitê gestor, diretoria de Proteção Social Básica, Superintendência de Gestão do SUAS e coordenação dos CRAS do município. Para a consultora a ideia é dar apoio técnico a toda equipe. “Não vim aqui para trazer verdades absolutas, mas verificar o que está posto, o que está sendo realizado e procurar melhorar encontrando um denominador comum. É realmente um momento de construção e de apoio. E apoiar é construir juntos”, afirmou.

Para a secretária Cida Gama, que participou da abertura das atividades, o momento é essencial para que a execução do programa no município seja sempre melhorada. “Recebemos a visita ministério de forma muito tranquila por que sabemos que o trabalho vem sendo bem executado. Desde que implantamos o programa em Juazeiro já passamos por diversas etapas e esta é mais uma que vem para somar. Consideramos um momento de aprendizado para que possamos avançar cada vez mais”, pontuou.

O município aderiu ao programa do Governo Federal em 2018 em participação da política de fortalecimento da Assistência Social. O ‘Criança Feliz’ promove o acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem crianças de 0 a 6 anos de idade, a chamada ‘Primeira Infância’. Através da visita dos educadores sociais são feitas orientações de como criar as crianças em melhores condições, promovendo um desenvolvimento mais saudável.

 

Por Fabiana Diniz/SEDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.