Semana Nacional de Mobilização Contra o Aedes Aegypiti é iniciada em Juazeiro-BA

A Prefeitura de Juazeiro, por intermédio da Secretaria de Saúde/SESAU, está realizando atividades na Semana Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti. A parceria fortalece o planejamento, divulgação e efetividade das ações de combate aos criadouros de doenças transmitidas pelo mosquito. As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 02, e seguem até dia 06, próxima sexta-feira.

No período de janeiro a dezembro de 2018 foram notificados 122 casos suspeitos de dengue, com 08 casos confirmados no município. Em 2019, foram 354 casos notificados e 76 confirmados. Entre as atividades planejadas para a semana está distribuição de materiais informativos e educativos, além de murais e rodas de conversa com a comunidade.

A secretaria da saúde considerou elevado o número de casos confirmados de dengue nos bairros: Pedro Raimundo, Santo Antônio, Antônio Guilhermino, Campos e Dom Jose Rodrigues e vai realizar nestes locais, atividades integradas da Vigilância Epidemiológica com Equipe de saúde da família (ESF) e Núcleo de Educação Permanente (NEPS) durante a semana de mobilização.

A SESAU ressalta ainda que o mosquito Aedes Aegypti, como todos sabem, se reproduz através de água parada e com a chegada do verão aumenta o risco de proliferação, devido ao clima quente de Juazeiro, e não apenas da dengue, como também de outras doenças como chikungunya e Zika.

 

PROGRAMAÇÃO:

Visitas de inspeção e orientações:

03/12 – Santo Antônio

04/12- Antônio Guilhermino

05/12- Dom José Rodrigues / Malhada da Areia

06/12- Pedro Raimundo

Atividades do NEPS nas escolas dos bairros:

02/12 – Escola Municipal Americano Tanuri – Comunidade de Campos

03/12 – Massaroca

04/12 – Escola Municipal Anália Barbosa de Souza – Bairro Antônio Guilhermino

05/12 – Carnaíba

06/12 – Escola Municipal Dom José Rodrigues – Bairro Pedro Raimundo.

 

Por Priscila Guedes/SESAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.