Mesmo após denúncias de violência policial, moção de aplausos ao 2º Biesp será votada hoje (03) em Petrolina-PE

0
(Universitária Camila Roque e participantes da Mostra de Artes Novembro Negro)

 

Só no mês de novembro, duas denúncias de violência policial foram feitas contra a Polícia Militar, em Petrolina-PE.  No dia 09, a universitária Camila Roque, declarou que foi abordada no centro da cidade e agredida por um PM com um soco no olho, xingada de “terrorista” e avisada de que “Bolsonaro ia acabar com isso tudo”. O motivo das agressões teria sido um livro de teoria marxista que a estudante levava na bolsa. ( Veja aqui)

A segunda denúncia partiu de participantes de um evento em alusão ao Novembro Negro, que aconteceu no último dia 24, no Céu das Águas, no bairro Rio Corrente. De acordo com eles, após uma abordagem, o vereador professor Gilmar Santos (PT), a comunicadora popular da rede de comunicadores Sou Periferia e integrante da Associação das Mulheres Rendeiras, Karoline Souza, o músico Maércio José, da banda Tio Zé Bá, e o poeta Fabrício Nascimento, integrante do Projeto Ser Tão Poeta e tesoureiro da Associação Brasileira de Músicos (núcleo Petrolina), foram agredidos e detidos por policiais do 2° Batalhão Integrado Especializado (BIEsp). ( Veja aqui)

Mesmo após as denúncias, será votada hoje (03), na Câmara de Vereadores Plínio Amorim, uma moção de aplausos ao 2º Biesp. A proposta é do vereador Elias Jardim (PHS).

Durante a sessão da última terça-feira (26), o vereador já havia apresentado verbalmente um pedido de Moção de Aplausos aos PMs, mas após críticas de vereadores da oposição e situação, inclusive da Bancada Evangélica, a pauta foi derrubada. Na ocasião Elias declarou que os policiais “estavam em serviço e foram impedidos de fazer o seu trabalho por um grupo. Quero ser solidário à polícia, por conta de ter sido impedido de fazer seu trabalho”, declarou o edi.

Na mesma sessão, uma Moção de Solidariedade ao vereador Gilmar e a Companhia Biruta, apresentada pela vereadora Cristina Costa(PT), foi aprovada, com a abstenção de Elias Jardim. Para a vereadora, a ação do 2º BIEsp foi “desnecessária, gratuita e repugnante”.

De acordo com o vereador Elis Jardim, a Moção de aplausos apresentada hoje ao 2º Biesp será pelo serviço prestado à sociedade petrolinense. O comandante da corporação deverá participar de uma sessão da câmara, ainda nessa semana, para fazer um balanço das ações da Polícia Militar em Petrolina.

Da Redação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome