Após mais de um ano de espera, adolescente de Juazeiro que sofre com dependência química é internado em centro de recuperação em Recife-PE

0

Centro onde o jovem está internado (foto: reprodução/Facebook)

O drama de uma família de Juazeiro, norte da Bahia, que aguardava, há cerca de 1 ano e meio, a internação compulsória de um adolescente de 13 anos que sofre com a dependência química, finalmente chegou ao fim. Após liberação da Secretaria de Saúde (SESAU) do município, o jovem foi encaminhado para um centro de reabilitação e recuperação em Recife, capital de Pernambuco, na última sexta-feira (6).

De acordo com a tia do adolescente, a confirmação do internamento do adolescente foi data na última quarta-feira (4), dois dias após o PNB publicar mais uma matéria cobrando esclarecimentos da SESAU sobre o caso. Na época, a secretaria informou que o pedido já estava no setor de licitação, e que aguardava a liberação. O PNB vem acompanhando o caso desde julho.

O jovem, que estava envolvido no tráfico de drogas e vinha sendo ameaçado de morte constantemente, embarcou para Recife nas primeiras horas da manhã da sexta (6), acompanhado da tia, do motorista e de dois guardas municipais. “Precisei dopá-lo na noite anterior, já que ele só poderia viajar assim. Antes de viajar, ele teve um pouco de resistência, mas felizmente, deu tudo certo. Graças a Deus ele não mostrou nenhuma resistência quando chegamos no centro”, contou a familiar.

O pedido de internação compulsória foi realizado em julho do ano passado pela família, junto a Defensoria Pública de Juazeiro. Na época, o juiz autorizou e ordenou que o município cumprisse a determinação em um prazo de até 10 dias, sujeito a multa diária no valor de R$ 1 mil, caso descumprisse a ordem.

Tratamento

A clínica de reabilitação onde o jovem está internado é especializada na recuperação e tratamento para dependentes em álcool e drogas com base na terapia. O tratamento tem um período de seis meses e segue três etapas: desintoxicação (seis primeiros meses); interiorização (terceiro e quarto meses); e ressocialização (quinto e sexto meses).

A comunidade terapêutica desenvolve atividades como terapias de grupo, reuniões matinal, de confronto, de sentimento, de estudo de passos NA/AA, psicoterapia individual (com psicólogo e psiquiatra), laborterapia, palestras, seminários e espiritualidade (com líder espiritual).

“Depois de mais de um ano de espera, finalmente conseguimos. Agora estamos dormindo mais tranquilos. Antes estava sendo muito atribulado. Ontem fez oito dias que tentaram matá-lo, felizmente nenhum dos tiros pegou nele, mas agora saiu a tão esperada internação. Estamos vivendo em paz. Agradeço à Deus, ao Preto no Branco, a dona Lucimar, da Secretaria de Saúde, ao motorista Michelangelo, e aos guardas municipais, Alves e Damião Mangueira, pelo apoio dado na ida à Recife”, disse a tia do adolescente.

Outro dama

A família do jovem, entretanto, vive ainda um outro drama. Uma jovem de 18 anos, que também sofre com dependência química, está internada em um centro de recuperação de Juazeiro. Entretanto, a família não sabe até quando a paciente ficará submetida aos cuidados da unidade de reabilitação, tendo em vista que a gestão municipal não renovou o contrato com o centro de reabilitação.

Na última segunda (2), ao PNB, a SESAU informou informou que está aguardando que a clínica aprove a prorrogação do contrato. Entretanto, Neide Alves, diretora do Creps, unidade de reabilitação que a jovem está internada, negou que a unidade precise aprovar a liberação do convênio, sendo competência exclusiva da SESAU.

O PNB segue acompanhando o caso.

Da Redação por Thiago Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome