Moradores do Angary comemoram conquista do saneamento, e pedem mais

0

 

Apesar de ser um dos bairros mais antigos de Juazeiro-BA e fonte de inspiração, o Angary vem sofrendo ao longo dos anos com diversos problemas em sua estrutura. As reclamações dos moradores e visitantes vão desde esgoto a céu aberto, até matagal e lixo acumulado.

Em março de 2018, nossa equipe atendeu ao chamado da comunidade e foi até o Angary mostrar a triste situação vivenciada pelos moradores. Abandono, desrespeito e revolta foi o que encontramos no local (veja a reportagem de Sibelle Fonseca e Aílton Nery abaixo).

Ontem (11), após quase dois anos da reportagem e diversas reivindicações de moradores, o Prefeito Paulo Bomfim assinou a ordem de serviço da obra de esgotamento sanitário da centenária comunidade. O trabalho será realizado com recursos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental  da cidade.

De acordo com o SAAE, a obra terá 240 metros de rede coletora de esgoto, 125 metros de ligações prediais, 90 metros de ramais condominiais, 100 metros de recuperação da rede de drenagem beneficiando diretamente mais de 90 residências. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em cinco meses.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Angary, Carlos Augusto Brito (Neguinho), lembrou a luta histórica dos moradores que ajudaram a erguer aquela comunidade, por esta conquista. “Fomos persistentes, pois sonhamos sempre sem desistir nunca. Quero dedicar essa conquista aos que já se foram, mas que também contribuíram para essa realização” declarou Neguinho.

Agradecido a gestão municipal, e comemorando a conquista, o morador também ressaltou que a obra vai acabar apenas com um dos problemas enfrentados pela comunidade.

Em conversa com o PNB, e perguntado se os demais problemas relatados na reportagem de março de 2018, como a falta de iluminação e o matagal que toma conta da margem do rio, “Neguinho” declarou que ainda esperam pela realização dos dois serviços públicos. Serviços que deveriam ser de rotina, uma “tarefa de casa”, coisa simples de ser resolvida, mas, pela demora, parece ser algo difícil para os órgãos competentes.

“O problema da iluminação e do matagal continua. E essa nossa reivindicação é antiga também. Vou conversar com a Semaurb sobre este problema. Vamos correr atrás. O saneamento é muito importante para a comunidade, vai contribuir na revitalização do Rio São Francisco, mas há outros projetos pendentes, como a urbanização, a passarela, as postulações, que a Coelba não colocou e garantiu que assim que saísse o saneamento, iriam fazer as instalações. A secretaria também parou de fazer a limpeza diária dentro da comunidade, passa somente no asfalto. Lutamos para que eles retornem”, disse o presidente.

Sobre o problema da falta de iluminação pública, a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro informou que enviará uma equipe ao bairropara realizar a reposição de lâmpadas que estejam queimadas.

“Em relação ao matagal, a Secretaria comunica que somente neste ano o setor de manutenção enviou a máquina duas vezes ao bairro realizando a limpeza próximo ao Nego D’água e que já está na programação da SESP para que o serviço seja realizado novamente. Quanto à limpeza do bairro, a SESP o forma que envia periodicamente agentes de limpeza para realizar a varrição e capinação”.

A SESP lembrou ainda da importância dos moradores ligarem para o número de atendimento que é no 3612 5411 e solicitar sua demanda.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome