Após lentidão e intermitência no sistema, Secretaria de Educação diz que matrículas na rede estadual continuam normalmente hoje (21)

0

(foto: reprodução)

Ontem (20), primeiro dia da matrícula online na rede estadual de ensino da Bahia, pais e responsáveis tiveram dificuldades para realizar o procedimento em virtude da instabilidade no sistema. A Secretaria de Educação (SEC) confirmou a inconsistência no sistema, mas garantiu que o problema já foi resolvido.

A dona de casa Cleise Mary disse ontem que havia ido ao Colégio Estadual Rui Barbosa, situado no bairro Santo Antônio, logo de manhã cedo, e já se deparou com uma grande fila. Na sala destinada ao atendimento dos pais e/ou responsáveis, entretanto, o serviço ficou paralisado, pois o sistema estava congestionado. Muita gente, assim como ela, teve que voltar para casa.

Em nota, a SEC confirmou que o sistema apresentou problemas de lentidão e intermitência durante o dia, e que a equipe técnica do Estado trabalhou incessantemente para resolver a questão e restabelecer o adequado funcionamento do sistema, que voltou à normalidade no fim da tarde.

“Ressaltamos o empenho dos gestores escolares e funcionários em atender e acolher a todos que procuraram as nossas escolas e confirmamos a continuação da matrícula nesta terça-feira (21). A Secretaria da Educação do Estado ressalta que todos os estudantes que procurarem a rede estadual terão garantida o seu acesso à escola mesmo após o fim do cronograma de matrícula”, finaliza a nota.

O PNB voltou a entrar em contato com a dona de casa, que revelou que voltou ao colégio no final da tarde e conseguiu realizar a transferência do neto, de 14 anos. Entretanto, ela só conseguiu chegar em casa por volta das 21h.

Matrícula

Todo o processo poderá ser feito 100% online, por meio do site ou do aplicativo do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Digital. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, que, neste ano, disponibiliza um milhão de vagas, cerca de 800 mil estudantes deverão ser matriculados.

Após efetuar a matrícula on-line, o estudante deverá levar os documentos na escola para o qual foi matriculado no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital. São eles: Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias); Original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG; Original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades); Original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).

Cada responsável pode incluir mais de um dependente em um único cadastro, se for mais de um filho estudando na rede. Quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir a qualquer unidade escolar da rede estadual mais próxima e sem filas, independente de ser o colégio onde o aluno irá estudar, e solicitar a matrícula para a unidade onde o estudante deseja estudar em 2020 e com disponibilidade de vagas

As aulas nas escolas da rede estadual de todo o território baiano vão começar dia 10 de fevereiro.

Cronograma

20 de janeiro – Transferência dentro da Rede Estadual para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2019. A transferência será válida quando a escola anterior não oferece a série/ano subsequente, quando o estudante não fez a renovação da matrícula ou quando mudou de domicílio;
21 e 22 de janeiro – Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino, no ano letivo de 2019, cujas escolas não ofereçam a série subsequente;
23 de janeiro – Matrícula para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental;
24 e 27 de janeiro – Matrícula Nova para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio;
30 e 31 de janeiro – Confirmação da matrícula dos estudantes inscritos na Pré-matrícula da Educação Especial.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome