Sisu 2020: inscrições são abertas com prazo estendido; confira as vagas nas universidades da região

0

Já estão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com entrada para o 1º semestre de 2020. Como o prazo foi prorrogado após erros nas correções de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes podem se inscrever até as 23:59 do próximo domingo (26). Para concorrer é preciso ter feito a prova de 2019 e não ter zerado a redação.

Inicialmente, a data final de inscrições seria sexta-feira, 24. Com os problemas na correção das provas do Enem, o MEC decidiu dar mais tempo para os estudantes.

Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Vagas

Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Confira as vagas ofertadas pelas universidades da região do Vale do São Francisco e do norte da Bahia.

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Este ano, a Univasf disponibiliza 1.610 vagas para 30 cursos de graduação em sete campi, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (Pernambuco), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (Bahia) e São Raimundo Nonato (Piauí).

A distribuição das vagas ocorre de acordo com a Lei de Cotas (Lei Nº 12.711/12), que determina a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O restante das vagas é destinado à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que tenham feito o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino.

Confira o edital

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Para o primeiro semestre letivo de 2020, a UNEB vai ofertar 963 vagas e 420 sobrevagas, distribuídas em 84 opções de cursos da modalidade graduação presencial. A UNEB reservará de 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.

Na região, as vagas são para JuazeiroSenhor do BonfimCanudos Jacobina. 

Confira o edital

Universidade de Pernambuco (UPE)

Em substituição do Vestibular, a UPE decidiu adotar o ingresso através do Sisu e oferece 1.730 vagas para os 54 cursos de graduação, o que corresponde a 50% do total de vagas oferecidas pela instituição. Desse quantitativo, está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE, que prevê o preenchimento por estudantes que tenham cursado, integral, exclusiva e regularmente, os anos finais do Ensino Fundamental (antigas 5ª a 8ª séries – atuais 6º ao 9º anos) e todo Ensino Médio em escolas da rede pública estadual ou municipal.

Os cursos estão distribuídos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.

Confira o edital

Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

O IF Sertão-PE está ofertando 679 vagas. No campus Petrolina, são 60 vagas para os cursos de Licenciatura em Física, Computação e Química e 64 para o curso de Tecnologia em Alimentos. O campus Petrolina Zona Rural oferece 60 vagas em Agronomia e 25 para Viticultura e Enologia. Para o campus Floresta, são 25 vagas disponíveis no curso Gestão de Tecnologia da Informação.

Em Salgueiro, os candidatos poderão escolher entre Licenciatura em Física, Sistemas para Internet ou Tecnologia em Alimentos, cada um com 60 vagas disponíveis. Em Santa Maria da Boa Vista, são 40 vagas na Licenciatura em Matemática. Já em Serra Talhada serão 70 vagas para o curso de Licenciatura em Física e 35 para Engenharia Civil.

Confira o edital

Cronograma do Sisu 2020

Abertura das inscrições: 21 de janeiro (terça-feira)
Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro (domingo)
Resultado: 28 de janeiro
Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome