Palavra de Mulher: “Existe uma cumplicidade da governança municipal”, diz ativista sobre atração de bloco que incita a violência contra a mulher

1

(foto: Semário Andrade/PNB)

Ativistas do movimento feminista participaram do programa Palavra de Mulher na manhã desta quarta-feira (5), e cobraram o cumprimento de uma Lei Municipal, conhecida como Lei Anti Baixaria, que veda a contratação, com recursos públicos do município, de artistas que executem, em suas músicas, danças ou coreografias, conteúdo que incentive a violência contra mulheres, ou contenham manifestações de homofobia ou discriminação racial.

A entrevista questionou a contratação, por um bloco particular, de uma atração que, inacreditavelmente, tem nas suas letras, um conteúdo vulgar, pornográfico e que incita a violência contra a mulher.

De acordo com a ativista e membro da União Brasileira de Mulheres, Maílda Lacerda, a referida lei precisa ser aperfeiçoada para que, de fato, proíba contratações com tal perfil, ainda que por agremiações privadas, pois a festa é custeada com recursos públicos.

“Nós estamos chocadas e viemos fazer um chamado às autoridades políticas e jurídicas. Temos que nos indignar com o que nos constrange. Essa lei tem q ser aperfeiçoada, e eu chamo atenção das autoridades jurídicas, porque esta relacionada ao recurso público destinado para uma programação de carnaval. Mas, para além do recurso público, o que esta subjacente, numa construção de uma governança municipal é a construção ética desta governança. Não podemos permitir que se construa um modelo social, que permita a vulgaridade e a violência em um país que ostenta estatísticas graves em relação à violência contra a mulher (…) Fica subjacente uma cumplicidade, ” disse a ativista.

A polêmica começou após os conselhos municipais emitirem um ofício repudiando a contratação do cantor Igor Kannário para a festa momesca, que ocorrerá de 07 a 09 de fevereiro (relembre). Em texto de opinião publicado nesta terça (4), a jornalista Sibelle Fonseca também fez críticas à participação do cantor “O Poeta” em um bloco particular que também vai desfilar no Circuito Ivete Sangalo, e também ao cantor Léo Santana (reveja).

 

Assista ao programa na íntegra

Da Redação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome