Não levou, mas brilhou no Oscar: Democracia em Vertigem “é uma carta de amor ao Brasil, diz a cineasta Petra Costa

0

Democracia em Vertigem, o filme que retrata o golpe de 2016, que resultou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, não foi foi escolhido pela academia do Oscar, mas Petra Costa, a cineasta brasileira representou o Brasil mostrando ao mundo “a semente de fascismo que tava brotando nas ruas em alguns momentos e se alastrando”, como declarou a Petra.

No tapete vermelho, a cineasta disse ainda que o filme “é uma carta de amor ao Brasil” e que “a cura do Brasil depende do voto de cada um”

A produção de Petra Costa tinha concorrentes fortes: Indústria Americana, de Steven Bognar e Julia Reichert; The Cave, de Feras Fayyad; For Sama, de Waad Al Kateab e Edward Watts; e Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov. Quatro dos cinco indicados eram dirigidos por mulheres, algo inédito na premiação.

“O filme é uma carta de amor ao Brasil, ao país que eu sonhava que eu ia ter, e que eu cresci tendo a certeza de que a democracia era uma coisa certa né, resultado de uma vida de luta dos meus pais, e foi muito triste perceber desde aquela primeira manifestação que eu filmei, aquilo acontecendo, semente de fascismo que tava brotando nas ruas em alguns momentos e se alastrando. Então eu acredito que isso não é da alma brasileira. Eu acho que a gente é um povo que consegue lidar com as diferenças. Claro que tem algumas perversidades institucionais, como o racismo institucional, mas esse ódio não é da alma brasileira e eu espero que a gente consiga se curar disso”.

Questionada se o Brasil tem cura, Petra defendeu a política: “A cura do Brasil depende do voto de cada um. Eu não aguento mais ouvir as pessoas falando que político é tudo igual, que todo político rouba. Isso é o segredo para a gente continuar perpetuando desigualdades que a gente tem no Brasil”.

Ontem (9), Petra costa divulgou um trecho inédito do filme, com uma fala do então deputado federal Jair Bolsonaro, de 2016, dizendo que cortaria fundos para as artes já que os filmes brasileiros nunca chegam ao Oscar.

“Aqui está o meu presente para o presidente do Brasil”, provocou a cineasta no Twitter.

Da Redação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome