Juazeiro tem 20 casos suspeitos de H1N1 e 11 de coronavírus em investigação

0
(Foto: Ilustrativa)

A Secretaria de Saúde do município de Juazeiro, no norte da Bahia atualizou os números referentes ao H1N1 e a covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, na tarde dessa quinta-feira (9). Os dados apontam que subiu o número de casos notificados para ambas as doenças.

O município agora possui 60 notificações de H1N1 (eram 59 ontem), dos quais 16 casos foram confirmados, incluindo dois óbitos, e outros 24 suspeitos já foram descartados. 20 continuam em investigação.

Para o coronavírus, o município tem 32 notificações (eram 30 ontem) e, destes, 18 suspeitos já foram descartados e 11 estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador. Permanecem os três casos confirmados, sendo que dois já estão com cura clínica (relembre) e não há nenhum óbito.

A secretaria ressalta que o número de notificações tem aumentado porque permanecem testando pacientes que preenchem critérios clínicos e epidemiológicos para o coronavírus e H1N1.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Para onde ir – Em casos de quadro gripal que apresentam dor de cabeça, espirro, coriza e mal estar sem febre, os pacientes podem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para avaliação de um profissional. Juazeiro possui 54 prédios e 63 equipes de Saúde da Família capacitadas para atendimento.Em casos onde o quadro gripal apresente dor de cabeça, espirro, coriza, mal estar com febre e dificuldade respiratória, estes devem buscar imediatamente a rede de urgência e emergência, na cidade a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) são referências no atendimento.

Para os dois sinais e sintomas a orientação da Secretaria da Saúde é manter os cuidados de higiene pessoal e alimentação saudável. As Unidades Básicas de Saúde na sede funcionam das 8h às 17h e no interior o funcionamento é das 8h às 13h. A rede de urgência e emergência funciona 24h.

Diagnóstico – O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

O paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

CUIDADOS

Com as mãos
1. Lave as mãos até o pulso com água e sabão antes de sair de casa, por pelo menos 20 segundos – uma dica para controlar esse tempo é cantar ‘Parabéns’ duas vezes. Se não tiver água, use álcool gel 70% – que, aliás, está sumindo das prateleiras.
2. A lavagem das mãos deve contemplar a palma, o dorso, os punhos, entre os dedos, o polegar e as unhas.
3. Repita o processo diversas vezes no decorrer do dia, principalmente antes de pegar em alimentos.
4. Evite tocar nos próprios olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam lavadas.
5. Lave as mãos depois de tocar em maçanetas e outras superfícies de uso compartilhado.

Transporte
6. No ônibus, o melhor é manter a janela aberta para evitar a concentração do vírus. Limpe as mãos depois de segurar nas barras e corrimãos.
7. No carro, desligue o ar-condicionado e abra as janelas para evitar a concentração do vírus.

Relações pessoais
8. Na escola e no trabalho, fale sem tocar. Cumprimentos de mãos, abraços ou beijos no rosto devem ser substituídos por acenos.
9. Mantenha distância de 1 metro entre as pessoas, principalmente das que estiverem doentes.
10. Fique sempre atento a quem está ao seu lado, e evite tocar nos mesmos locais de quem está com sintomas de doenças respiratórias.
11. Ao chegar em casa, não cumprimente idosos e pessoas com problemas respiratórios até que você esteja higienizado.
12. Evite shows e eventos com aglomerações de pessoas.

Higiene
13. Quando chegar em casa, tome logo banho e troque de roupa.
14. Em casa, limpe e desinfete objetos e superfícies tocadas com frequência, como celular, móveis etc.
15. Se ficar doente, fique em casa. Se não for possível, lembre-se de usar máscaras. Elas devem ser utilizadas prioritariamente por quem está doente.
16. Sempre que for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável ou com o braço.
17. Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão de contato e de gotículas, como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Suspeita e tratamento
18. Caso tenha viajado para áreas de risco, tido contato com alguém que esteve nesses locais ou com alguém já contaminado, procure um médico e monitore os sintomas.
19. Observe. Os sintomas levam até 14 dias para se manifestar e os mais comuns são febre, tosse, e dificuldade para respirar.
20. Os casos graves são encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento.
21. Nos casos menos graves são adotadas medidas de precaução domiciliar, como repouso e consumo de bastante água, além de medicamento para dor e febre, e banho quente.
22. Pessoas em isolamento domiciliar não devem ter contato com outras, não podem sair de casa nem compartilhar objetos pessoais. O tempo de recuperação varia.
23. Fique hidratado e bem alimentado para ajudar a reforçar o sistema imunológico.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome