Campanha distribuirá protetores faciais para os profissionais que atuam no combate à covid-19 em Juazeiro

0

(foto: arquivo)

“Máscaras pela Vida”. Uma campanha que distribuirá protetores faciais para os profissionais que atuam no combate à covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, será lançada nesta quinta-feira (9) em Juazeiro, no norte da Bahia. O evento será realizado às 9h, no auditório do Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Campus Juazeiro, com transmissão virtual via plataformas Zoom e Youtube.

“O objetivo dessa campanha de produção de protetores faciais em formatos de escudo, também chamados de Face Shields, é contribuir para a proteção do público da saúde que atua tanto nas unidades hospitalares lidando diretamente com pacientes infectados pelo coronavírus, como também daqueles que estão contribuindo no combate à pandemia em outras frentes”, disse Márcia Moreira, professora do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf.

As máscaras são confeccionadas a base de filamentos de ‘pla’ e ‘abs’ – materiais usados na impressão 3D – com o intuito de tornarem o modelo obtido adequado às necessidades e funcionalidades que foram estabelecidas. Cada protetor facial tem milimetragem de 1,75 mm, construído com folhas de acetato na espessura de 5 mm e elásticos ajustáveis de 20 mm com furos para botões. Além da fabricação, a campanha também consiste na arrecadação de doações de toda a sociedade para a compra dos insumos utilizados.

A campanha foi viabilizada após a aquisição da impressora 3D doada pela SECTI/BA e articulação junto à Univasf para os trâmites burocráticos e desenvolvimento da tecnologia de fabricação das máscaras. “Toda a metodologia será explicada durante o lançamento e convidamos os docentes, técnicos e discentes da Univasf, bem como a população em geral, a integrar esse projeto que será de grande magnitude para as populações mais vulneráveis e que atuam na linha de frente na área de saúde”, destacou Márcio Ângelo, coordenador de Cultura da Seculte e articulador Institucional do NAEND’A.

Quem quiser contribuir (pessoa física ou empresa), as adesões voluntárias podem ser feitas pelos e-mails ppgadt@univasf.edu.br e cpgexr@univasf.edu.br. As doações de materiais podem ser feitas diretamente no Campus da universidade. Em dinheiro, através de transferência bancária: Conta Corrente 82199-3, Agência 69-8, Banco do Brasil, em nome do Instituto de Arte Educação Nego D’Água.

Mais informações pelos telefones 74 98809 9631 (Márcio Ângelo) ou 87 98812 9498 (Márcia Moreira).

A iniciativa da campanha “Máscaras pela Vida” é da Univasf com o Núcleo de Arte Educação Nego D’água (NAEND’A), em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-BA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde, e de diversas entidades não governamentais.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome