Covid-19: maioria dos óbitos em Petrolina e Juazeiro são de pacientes do sexo masculino, com doenças associadas e com idade acima de 60 anos

0

Juntos, os municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, no Pernambuco, somam 15 mortes em decorrência da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, de acordo com os últimos boletins divulgados pelas Secretarias Municipais nesta quarta-feira (3). Desse total, 8 pacientes apresentavam idade acima de 60 anos e 10 eram do sexo masculino.

A cidade baiana registra, até o momento, 5 óbitos. Todas as vítimas eram do sexo masculino e tinham idades entre 42 e 75 anos, sendo três deles idosos com 63, 70 e 75 anos. Três deles tinham alguma doença associada e dois  tinham condições clínicas preexistentes (foram vítimas de acidente automobilístico) que os deixaram com condições de saúde mais suscetíveis.

Já em Petrolina, o número de mortes é o dobro do registrado em Juazeiro. As vítimas têm entre 11 e 76 anos, sendo que 5 deles tinham idade acima de 60 anos. Das dez vítimas, 5 eram do sexo masculino e a maioria – oito – também tinha alguma doença associada.

Unindo os dados de ambas as cidades, consta-se que, dos 15 óbitos:

– 8 pacientes tinham idade acima de 60 anos;
– 10 pacientes eram do sexo masculino;
– 11 pacientes tinham alguma comorbidade.

Comorbidade (doença associada)

Comorbidade é o termo técnico utilizado para se referir a situações em que um indivíduo possui alguma doença em conjunto com outra, ou seja: a coexistência de doenças. Comorbidades como diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, entre outros, podem aumentar o risco de agravamento do quadro do paciente, sendo quem para aqueles que não tratavam as enfermidades previamente, a evolução da doença causada pelo novo coronavírus pode ser ainda pior, conforme especialistas.

Perfil das mortes em Juazeiro

O 1º, anunciado no dia 17 de abril, era um senhor de 63 anos que tinha histórico de cardiopatia e diabetes. Em 11 de maio, um paciente do sexo masculino, que também estava internado no Hospital Regional, morreu vítima da covid-19. Ele tinha 70 anos e era hipertenso, etilista e fumante. Além disso, já fazia o uso de oxigênio antes de ser internado.

A 3ª morte, registrada em 19 de maio, era de um homem de 48 anos que estava internado na UTI do Hospital Universitário em decorrência de acidente automobilístico que ocasionou alguns traumas. O 4º óbito, confirmado no boletim do dia 22 de maio, também era de um paciente do sexo masculino que tinha 42 anos e estava internado no Hospital Universitário em decorrência de um traumatismo craniano grave. O paciente evoluiu com síndrome respiratória aguda grave, vindo a óbito na unidade.

Já na segunda-feira (1º), a Secretaria da Saúde confirmou a 5ª morte: um senhor, de 75 anos, que era hipertenso e diabético, e que morreu no mesmo dia em que deu entrada no Hospital Regional de Juazeiro, em 27 de maio.

Perfil das mortes em Petrolina

O 1º óbito aconteceu no dia 4 de maio e a vítima era um homem de 27 anos, com doença crônica, que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Petrolina e foi regulado para o Hospital Regional por outro agravo de saúde. Durante o internamento no hospital baiano ele apresentou insuficiência respiratória, foi testado para covid-19 e positivou.

A 2ª morte foi de uma criança de 11 anos que morreu também no dia 4 de maio no Hospital Dom Malan. A menina tinha cardiomegalia (crescimento do tamanho do coração em proporções anormais) e, antes de falecer, apresentou sintomas respiratórios.

No boletim do dia 11 de maio, a Secretaria anunciou mais duas mortes: de uma mulher de 44 anos, que estava internada em um hospital da rede privada de Petrolina. A secretaria não informou se ela apresentava outras comorbidades. A outra paciente, também do sexo feminino, de 68 anos, estava internada no Recife em tratamento oncológico.

Em 17 de maio, um idoso de 76 anos que fazia tratamento oncológico e estava internado na UTI Covid do Hospital Universitário, também morreu vítima da covid-19. O 6º óbito foi de uma idosa de 71 anos que passou 15 dias internada no Hospital Universitário (HU) por conta de uma fratura no fêmur e havia recebido alto dez dias antes. Ela morreu em casa.

A 7ª morte, em 26 de maio, foi um de homem de 54 anos que tinha problemas vasculares. Em 30 de maio, o boletim anunciou a morte de uma mulher de 54 anos que estava internada no Hospital Universitário e tinha doença cardiovascular crônica. Segunda-feira (1º), um idoso de 74 anos que estava internado no Hospital Universitário e tinha quadro de diabetes e doença cardiovascular crônica, também morreu após contrair o novo coronavírus.

Já na terça-feira (2), Petrolina confirmou o 10° óbito causado pelo novo coronavírus. A vítima era um idoso de 76 anos, que sofria de cardiopatia. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário.

Da Redação por Thiago Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome