Caravana da Saúde ganha mais um parceiro em oftalmologia e reforça prestação de serviço à população de Juazeiro

jose roberto 2

A Caravana da Saúde de Juazeiro, conta com mais um parceiro, o carro móvel do Banco de Olhos que veio para reforçar a prestação de serviços essenciais à população com consultas oftalmológicas. Até o momento, apenas os alunos das escolas municipais tinham acesso a especialidade, registrando nesses cinco meses mais de 900 consultas as crianças.

Ontem, 11, cerca de 570 pessoas foram atendidas no bairro Alagadiço na décima oitava edição do programa já totalizando 8.700 atendimentos.

Neste primeiro dia, a unidade móvel do Banco de Olhos atendeu mais de 60 pessoas. Dona Clarice Barbosa Amorim, de 85 anos, foi uma delas. “Meu exame apresentou glaucoma, mas graças a Deus já sai daqui com a receita. Fui muito bem atendida”, disse a aposentada.

Com a ampliação dos serviços na Caravana, a expectativa da Secretaria de Saúde (Sesau) é que a demanda dos Postos de Saúde sejam sanadas mais rápido. “Nosso objetivo é zerar o maior número de especialidades médicas das unidades, levando mais serviço à população com qualidade e agilidade”, explicou a secretária municipal, Tatiane Malta.

Os moradores da comunidade foram atendidos por especialistas nas áreas de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, psicologia, odontologia, ginecologia, cirurgião e clínico geral, exame de eletrocardiograma, laboratoriais e de verminoses.

Além dos atendimentos médicos, o público presente participou de atividade e palestra dentro da programação da Semana do Bebê 2016, com a diretora de Humanização da Sesau, Carla Lorena Pesqueira. O pedreiro, José Roberto, de 48 anos, participou da brincadeira e falou da importância do cuidado com a gestante. “Apesar de ser uma descontração, é um assunto importante. O homem também deve ajudar a sua esposa na gestação e após o parto”, disse.

A enfermeira da unidade do Alagadiço, Ruana Morais, destacou que com o atendimento, a demanda do posto foi praticamente zerada. “Hoje tivemos mais de dez especialidades atendendo aos usuários do posto, conseguindo dar uma resposta à comunidade”, ressaltou a enfermeira.

Além da parceria com o Banco de Olhos, o programa conta com o apoio da Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, SESI e Promatre. “O Banco de Olhos vem para colaborar com o atendimento da Caravana. Nossa meta é ampliar ainda mais os serviços com novos parceiros e levar diversas especialidades médicas a toda população de Juazeiro”, concluiu o prefeito Isaac Carvalho.

A próxima edição da Caravana da Saúde será no distrito de Goiabeira/Salitre, na próxima quarta-feira (18), das 8 às 14h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*