Semana de Enfermagem da Univasf começou com palestras, minicursos e oficinas

Em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou ontem (12) e hoje (13), a Semana de Enfermagem 2016. O evento, promovido pelo Diretório Acadêmico de Enfermagem (Daenf), acontece no Campus Centro, em Petrolina (PE). Cerca de 160 inscritos participam das atividades. A Semana de Enfermagem é direcionada a estudantes de graduação, profissionais e alunos de cursos técnicos da área.

As atividades de hoje foram realizadas na Sala do Conselho Universitário (Conuni), no prédio da Reitoria, e no Núcleo Temático 1 (NT-1). Amanhã, acontecerão no bloco de salas de aula do campus. A programação é composta por minicursos, palestras, oficinas e mesa redonda.

A mesa de abertura contou com a presença de Patrícia Ferraz, fiscal da Subseção Juazeiro do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren/BA); Benvinda Barros, fiscal da Subseção Petrolina do Coren/PE; Vanicleide Nunes, diretora da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário (HU-Univasf) e da coordenadora do Colegiado de Enfermagem (Cenf) da Univasf, Ângela Carneiro. Na mesa, foi debatida a valorização da formação em enfermagem, com seus desafios e limites.

Na programação, há duas oficinas, como “Segurança do Paciente”, ministrada hoje pelo médico pediatra Victor Grabois, professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz); e outra intitulada “Assistência de Enfermagem ao potencial doador de órgãos e tecidos”, que será amanhã.

Haverá também um curso e cinco minicursos, entre os quais “Noções Básicas de interpretação de Eletrocardiograma” e “Úlceras por pressão atualizações na prevenção e manejo”. O evento continua durante todo o dia de amanhã com mais atividades. A programação completa está disponível no link abaixo.

O estudante do 4º período de Enfermagem e presidente do Daenf, Manassés Cruz, diz que o evento tem como objetivo debater a importância do papel do enfermeiro para a sociedade. “Nosso objetivo é firmar o compromisso do papel do enfermeiro na assistência à saúde e apresentar algumas dessas especialidades para os estudantes e profissionais”, observa. A Semana de Enfermagem conta com o apoio do Colegiado de Enfermagem da Univasf e do HU-Univasf.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*