Novo Bispo de Juazeiro-BA chega hoje a cidade

BISPO-1024x626

O Frei Franciscano, Carlos Alberto Breis Pereira, foi eleito bispo Coadjutor da diocese de Juazeiro (BA), através de um pedido do bispo dom José Geraldo da Cruz feito ao papa Francisco, que foi acolhido.

O bispo eleito deverá manter o apelido de infância e ser chamado de dom Beto durante o episcopado. Ele  revelou que foi consultado pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, sobre a solicitação do Santo Padre no dia 3 de fevereiro. “Recebi uma ligação do núncio manifestando o pedido do papa para exercer esse serviço como bispo coadjutor de Juazeiro na Bahia. Acolhemos numa atitude de obediência, escuta e disponibilidade em servir”, disse.

Dom Beto já mencionou Juazeiro com uma terra franciscana, que acolhe a missão de Jesus e ainda citou a famosa música Juazeiro, Petrolina dizendo que “gosta de Petrolina e aprendeu a amar Juazeiro”.

Sobre o ministério episcopal, dom Beto destacou a função como uma forma de estar a serviço da Igreja e do povo de Deus. “Vamos àquela nova realidade colaborando com dom José Geraldo, o bispo daquela igreja local. Irei servir com toda a disponibilidade, prontidão reconhecendo as nossas fraquezas e virtudes, mas confiando na graça de Deus e na colaboração de todos aqueles que fazem diocese. ” E concluiu com um pedido: “Peço as orações de todos para que eu possa exercer com fidelidade e empenho essa missão. A missão do bispo é de pastor e o pastor deve estar perto das ovelhas. Procurarei  de todo o coração exercer esse ofício não como uma promoção, mas como um dom de Deus e serviço ao povo de Deus”, concluiu.

8e68b421-915e-42bd-9908-bb8e1963a5ab

O novo bispo chegará a Juazeiro hoje (14), (Sábado) na ultima noite do tríduo, em preparação a Festa de Pentecostes e será recepcionado pelos fieis, e em seguida tomara posse como bispo coadjutor na Catedral- Santuário de Nossa Senhora das Grotas, com uma missa presidida pelo arcebispo de Feira de Santana, às 19:30h.

Sobre Dom Beto:

Dom Carlos Alberto Breis Pereira, O.F.M., nasceu em 16 de setembro de 1965 em São Francisco do Sul, Diocese de Joinville (SC). Ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, se transferiu para a Província de Santo Antônio do Brasil, no nordeste. Emitiu a profissão religiosa como Frade Menor Franciscano em 10 de janeiro de 1987 e foi ordenado sacerdote em 20 de agosto de 1994.

Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER (1988-1989) e Teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda – IFTO (1990-1993).  Licenciou-se em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma (2005-2007).

No âmbito da sua Ordem desempenhou os cargos de pároco em várias paróquias;  Mestre dos professor temporários; Secretário provincial da formação e estudos; Guardião e Definidor provincial; Vigário provincial; Moderador da formação permanente; Coordenador do serviço de formação da Conferência O.F.M. no Brasil. Atualmente, era Ministro Provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.