Ainda dá tempo! Campanha de Vacinação contra a H1N1 será encerrada sexta-feira (20) em todo país

h1n1-777x356

Termina na próxima sexta-feira (20) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 na rede pública em todo o País.

A campanha, que começou no dia 11 de abril, é destinada as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas (doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Segundo dados do Ministério da Saúde,
já foram vacinados em todo o país 35,4 milhões de brasileiros na campanha nacional contra a influenza. O número representa 71% do público-alvo, formado por 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar, no mínimo, 80% desse público, até o final da campanha.

Na última sexta-feira (13), o Ministério da Saúde finalizou o envio de doses da vacina contra a influenza aos estados. No total, foram disponibilizadas 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha. O excedente, que neste ano é de mais de 4 milhões de doses, é chamado de reserva técnica e faz parte da estratégia de vacinação. Portanto, o Ministério da Saúde reafirma que não há falta de vacina e que todo o público-alvo da campanha será vacinado. Desde o dia 1º de abril, as doses da vacina estão sendo enviadas, em etapas, aos estados. A entrega aos municípios, por sua vez, é responsabilidade dos estados.
Em Juazeiro, até agora foram imunizadas mais de 21 mil pessoas no município, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. A meta é vacinar no mínimo 80% das 44 mil pessoas que pertencem aos grupos alvo da imunização. As pessoas que fazem parte do grupo destacado para vacinação devem procurar os postos de saúde das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e na zona rural, das 7h30 às 13h.

A gripe H1N1, também conhecida por Influenza, é um vírus de transmissão rápida que pode ocorrer mesmo antes de aparecerem os sintomas que ficam incubados de 3 a 5 dias. Os sintomas mais comuns são febre, tosse, dores de garganta, diarreia e vômito. O contágio se dá principalmente por meio das gotículas expelidas na tosse e nos espirros, do contato com objetos utilizados pelos doentes e até mesmo das mãos dos mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.