UPAE de Petrolina destaca atuação do Assistente Social na Saúde

0

minsaude (1)

A categoria comemora este mês 80 anos de atuação profissional no Brasil

O Dia do Assistente Social foi comemorado neste domingo (15) e, como forma de homenagear a categoria, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) destaca a importância da atuação deste profissional na saúde, que tem como competência intervir junto aos fenômenos sociais, culturais e econômicos que interferem no processo saúde/doença.

O Assistente Social é um profissional de saúde que contribui nos níveis de prevenção, tratamento e recuperação do paciente informando sobre os seus direitos ou fornecendo à equipe multiprofissional os dados necessários sobre uma possível doença subjetiva, por exemplo; entre outras ações que contribuem para que o usuário da saúde pública seja tratado de forma holística.

Na UPAE, a equipe de assistência é composta por 6 profissionais, cujas atribuições estão relacionadas à:facilitar o acesso aos recursos da rede pública; notificar casos de abandono ou outras ocorrências aos órgãos responsáveis; realizar ações socioeducativas; acompanhar o paciente no pré e pós-cirúrgico; e atender a família ou responsáveis pelo paciente em caso de óbito, intervindo especificamente em relação às informações sobre previdência social, seguro social e articulação com a rede de serviços.

No ano passado foram registrados mais de 8 mil atendimentos. “Em 2016 comemoramos os 80 anos de atuação profissional no Brasil. Os avanços são grandes e a nossa categoria tem sido a cada dia mais reconhecida e valorizada. Aqui na UPAE não é diferente. Temos um amplo espaço de atuação e a confiança da equipe multiprofissional. Os números falam por si e ressaltam o nosso trabalho dentro da unidade de saúde”, destaca a supervisora Nazaré Cunha.

Ascom UPA24h/UPAE – Petrolina – PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome