Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra gripe em Casa Nova

1
13076740_931554026963640_1862425309360577041_n
 Para atender a meta determinada pelo Ministério da saúde, a secretaria municipal de Saúde de Casa Nova está implantando um plano de ação para intensificar a vacinação do grupo prioritário contra a gripe (Influenza). Além do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na sede e nos distritos, uma equipe vai percorrer as localidades do interior aplicando a vacina, conforme roteiro descriminado abaixo.
De acordo com o Ministério, Casa Nova tem como total de pessoas com perfil para serem vacinadas, contra o vírus influenza de 13.651 pessoas, – sendo elas idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, crianças, puérperas, população privada de liberdade. – até o momento foram vacinadas 5.615 pessoas.  Porém, destaca Samantha Ravenna, coordenadora de atenção à saúde, cidade não recebeu todo o quantitativo de vacinas necessário para nosso público alvo.
Nesta semana, a secretaria está realizando um roteiro de visitas ao interior para aplicar a vacina contra a gripe e as demais do calendário nacional de imunização. “Nosso objetivo é manter atualizada a caderneta vacinal das crianças e gestantes do nosso município”, cometa Samantha.  As que pessoas com doenças crônicas deverão estar munidos de relatório médico justificando a necessidade da vacina no momento da administração.
A Gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e que acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente, pela inalação partículas de saliva e secreção infectada em suspensão no ar.
A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. De acordo com o ministério, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
O medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
 
DATA
DIA
ROTEIRO
16.05
SEGUNDA-FEIRA
MOCAMBO, LAGOINHA, SÍTIO CAMARADA (bar do Clovis), BOA VISTA, CAMPO DOS CAVALOS (sitio boa vista e carnaubeira), SALINA, CONCEIÇÃO, PEDRA ALTA, RANCHO ALEGRE (casa de ACS Francisca e na Escola), CAMARATUBA, PEDRA ALTA, CONCEIÇÃO E TANQUINHO.
17.05
TERÇA-FEIRA
OURICURI, XIQUE-XIQUE (casa de Mané Galinha), JOÃO VARGEM, LAGOA DO MUQUÉM, LAGOA SECA, BAIXÃO DOS BENÍCIOS, JARDINEIRA DE BAIXO, LAGOA DOS NEGROS, AROEIRA, QUEIMADAS, VEREDÃO DOS LOURAS.
18.05
QUARTA-FEIRA
SÍTIO BAIXA GRANDE (Escola Maria Beliza), POÇO DA PEDRA (Casa do ACS Escobar), POÇO CERCADO, CURRAL NOVO
19.05
QUINTA-FEIRA
ATOLEIROS, SERRA BRANCA, TANQUE NOVO, CACHOEIRA, AÇUDE DE PEDRA, SÍITIO CALDEIRÃO 2, AMALHADOR, CURIBONDE, FORTE, CASTANHEIRO (Escola do Senhor Pedro), BOM PROGRESSO
23.05
SEGUNDA-FEIRA
GENTIL, TERRA NOVA, SÔLTA, VEREDA DO GATO, VALVERDE, DESCANSADOR, JARDINEIRA DE CIMA, BARRO ALTO, AIXÃO DOS CABOCLOS,SÍTIO SURDO.
(ACS irá aguardar no Ouricuri)
24.05
TERÇA-FEIRA
LAGEDO, JIBÓIA, LAMBEDOR,CACIMBA DE CIMA, ALGODÃO, VENEZA, VEREDA DA BAIXA, LAGOA DO ALEGRE, BONFIM (Casa da ACS Antônia), CASTANHEIRA, BATATEIRA.
25.05
QUARTA-FEIRA
POÇO DO UMBUZEIRO, TANQUINHO, TIRIRICA, SANTA RITA, BARROCÃO, SÃO FÉLIX.
30.05
SEGUNDA-FEIRA
JUÁ, PERDIDA, VEREDÃO DOS MACENOS, ESTREITO, TANQUE, PINTADO, TABULEIRO
31.05
TERÇA-FEIRA
ALGODÃO DE CIMA, ALGODÃO DE BAIXO, JARDIM DE CIMA, JARDIM DE BAIXO, OVELHAS, SANTO ANTONIO, BONFIM (Casa de Zé Mamédio), MALHADINHA, ENTRUDE E LAGOA COMPRIDA (Casa de Bernaldinho).
01.06
QUARTA-FEIRA
RECREIO, ENTROCAMENTO, ASSENTAMENTO SÃO JOSÉ, ANGICAL, VEREDA, MALVÃO, ASFALTO VELHO, BAIXÃO,BUDIN.
02.06
QUINTA-FEIRA
PASCÁCIO, BARRERINHO, MULUNGÚ, JUNCO, CAMPO REDONDO, MELANCIA DE BAIXO, CRUZEIRO, UMBUZEIRO, UMBURANA, PORTO DO ZÉ SEVERINO.
03.06
SEXTA-FEIRA
GROTA, CACIMBA DE PEDRA, MELANCIA DE CIMA, CARAÍBAS, GARIMPO, CACIMA DO MEIO (Cacimba de Pedra Escola Francisco da Rocha), RIACHO GRANDE.
06.06
SEGUNDA-FEIRA
IMPOEIRA, SÃO JOSÉ DA CANASTRA, LUIZ VIANA, MARRECAS, MIMOSO
07.06
TERÇA-FEIRA
LOGO VEM SANTO EUGÊNIO, SANTO ANTONIO, BUGI, SANTA RITA, VEREDA DA EMA, TIGRE, VERMELHOS, ASSENTAMENTO LUIZ NUNES, LAGOA DO RAFAEL, LAGOA DO ANGICO, ALMAS, LAGOA DOS NEGROS, LAGOA DOS LUCIOS, MANDACARU.
08.06
QUARTA-FEIRA
SÃO VITOR, ANJICO BRANCO, LAGOAS NOVAS, ANGICAL (Prédio), ALTAMIRA, BAIXA VERDE, CASTELO, BARRO VERMELHO.
09.06
QUINTA-FEIRA
BARRA DOS BARNABÉS, ALFAVACA, VEREDA DOS CÂNDIDOS, TANQUE DO COURO, POÇO CIPÓ, LAGO DO ANGICO, BURIÁ, EMA (Escola Francisco Coelho), CAMPO ALEGRE.
10.06
SEXTA-FEIRA
 ENTRADA, BELMONTE, ANELÃO, VEREDA DO GABRIEL, LAGO ,TORRE, PIPIRI, JIBÓIA, VEREDA DA EVA.
14.06
TERÇA-FEIRA
SALÃOZINHO, BARREIRO, MORROS, CACIMBINHA, SITIO, PALMEIRA, GENOVA, CINQUENTA E SEIS, MIMOSO, CALDEIRÃO
15.06
QUARTA-FEIRA
BREJÃO, BARAÚNA, BARRA, PROEZA, SANTA CRUZ, SÃO BENTO, PAU DE COLHER, BOA VISTA (escola).
16.06
QUINTA-FEIRA
LADEIRA GRANDE, LAGOADO, LAGOINHAS,JUREMA,ZÉ INÁCIO,XIQUE-XIQUE, PONTAD`AGUA.

 

ASCOM – Casa Nova
 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome